Por: diario | 19/03/2017

Com o intuito de promover a prevenção de doenças e a cultura de cuidados com a saúde entre os trabalhadores de Taió, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, está realizando o programa Saúde do Trabalhador nas Empresas, atendendo diversas unidades no município. A ação já ocorre há três anos e tem a expectativa de atingir até 700 profissionais em 2017 em mais de nove empresas, proporcionando conscientização e uma melhora na qualidade de vida dos cidadãos.

Os profissionais da saúde, em parceria com os laboratórios do município, visitam as empresas e realizam exames laboratoriais de diversas naturezas, como hemograma, triglicerídeos, ácido úrico, glicemia, entre outros. No total, são dez exames, que são custeados parte pela Secretaria de Saúde e parte pelas empresas participantes do programa. Ainda, vacinas contra a Hepatite B e Tétano são oferecidas.

A responsável pelo programa e enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Taió, Rose Cristina Hermes, fala que estes exames são importantes para poder detectar possíveis alterações na saúde do trabalhador e, assim, evitam a emissão de atestados de saúde, doenças cardíacas graves ou complicações futuras que provoquem a ausência destes profissionais no ambiente de trabalho. Tudo isso minimiza os custos da Secretaria de Saúde Municipal no possível tratamento destas pessoas.

A secretária de saúde, Rosecler Poleza Círico, tem focado na questão da realização de exames de rotina em forma periódica. “Este projeto da Vigilância Epidemiológica está sendo realizado não somente para que estes trabalhadores recebam as vacinas em seus locais de trabalho, mas também serve como uma forma de incentivo para que eles cuidem de sua saúde diariamente”, ressalta.

A mudança no cotidiano das famílias de quem participa do programa Saúde do Trabalhador também pode ser observado, já que após receberem orientações para melhorarem sua alimentação e ter uma vida mais saudável, os próprios trabalhadores se tornam embaixadores do bem-estar em seus lares, refletindo saúde em seus cônjuges e filhos.

Algumas empresas já receberam de portas abertas este importante projeto voltado à saúde do trabalhador taioense e dentro de alguns dias mais funcionários serão beneficiados com estas vacinas, já que mais empresas ainda podem participar do programa. “Ano passado foram um total de 16 empresas, então, acreditamos que durante o ano outras venham participar. Esta semana mesmo mais três empresas ligaram para participar”, ressaltou a enfermeira Rose.

Escrito por: Airton Ramos