Por: diario | 11/10/2018

A Câmara de Vereadores de Rio do Sul promoveu nesta semana durante a Feira do Livro, uma solenidade em homenagem ao “Escritor Destaque do Ano”, e neste ano, o nome escolhido pela Associação dos Escritores do Alto Vale do Itajaí, foi Victório Ledra.

O escritor fez um discurso onde comentou a forma como produziu as obras, a partir de muita pesquisa, visitas a outras cidades catarinenses e a grupos de coral típico, buscando passar para a posteridade a tradição dos imigrantes italianos antes que tal conhecimento se perca com o passar dos anos.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Além de possuir um extenso currículo na área do Direito, como docente, advogado, juiz do trabalho, desembargador e corregedor, o rio-sulense Victório Ledra como escritor produziu diversas publicações, como o “Perfil de um Pioneiro”, “De Posina a Rio do Sul”, “A Família Loro no Brasil”, ‘A Família Ledra no Brasil”, “O Clã dos Ferrari”, “O Cancioneiro do Imigrante Italiano”, “Cancioneiro do Imigrante Italiano”, “Mosaico”, entre outras.

A homenagem ao Escritor Destaque do Ano foi instituída pela lei 5.363, de 17 de dezembro de 2012, a partir de Projeto de Lei proposto pelo então vereador José Thomé. O escritor precisa ser nascido em Rio do Sul ou ter morado no município por cinco anos ou mais, ou estar residindo há pelo menos dois anos.