Por: diario | 27/11/2018

Em 2018 a Viacredi completou 30 anos de presença no Alto Vale. A primeira unidade da cooperativa instalou-se em 1988 em Ibirama, no bairro Ponto Chic, e hoje está presente em 11 cidades do Alto Vale. São 17 postos de atendimento, com 209 colaboradores que atendem cerca de 55 mil cooperados, o que gira mais de R$400 milhões administrados pela cooperativa. Para o próximo ano a projeção de ampliação é de quatro novas unidades, sendo em Salete a primeira a ser inaugurada, já no primeiro semestre de 2019.

O objetivo da instituição é aumentar sua capacidade em 20% para o ano que vem, chegando a 66 mil cooperados e 271 colaboradores.

“Em 2019 temos uma projeção de crescer 20%, abrir quatro novas estruturas, a primeira já está prevista para Salete e queremos ter mais de 50 mil participações em cursos, eventos educativos, onde a gente trabalha muito o social”, conta o diretor executivo da Viacredi Alto Vale, Ricardo da Silva.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Ricardo ainda conta que o trabalho e a projeção de crescimento tem que estar em equilíbrio entre o econômico e o social. O que mostra a diferença de uma cooperativa, que não visa somente o lucro financeiro, mas o crescimento comunitário local, sendo financeiramente saudável. Assim, 10% da renda anual é investida em ações de formação e aproximação do cliente, que já envolveu mais de 45 mil participantes no último ano.

A diretora administrativa, Joice Ullmann, conta que as atividades oferecidas e o melhoramento a ser feito é baseado em pesquisas de satisfação interna, junto aos cooperados e, para a ampliação, o estudo é feito no próprio local.

“Fazemos pesquisas in loco. Contratamos uma empresa que vai até os municípios, faz alguns questionamentos para a população para identificar as demandas da cidade e analisamos junto com essa pesquisa os números dos municípios, para que daí em consenso e com essa análise, nós possamos chegar aos novos municípios, onde nós estaremos atuando”, explica Joice.

Outra ação da cooperativa já confirmada para o próximo ano, é a edição da Feira da Oportunidade em Taió, entre os dias 31 maio e 2 de junho. E em Ibirama de 30 e 1º de setembro.

Construção e fortalecimento do cooperativismo regional

A entidade trabalha com soluções financeiras que vão ao encontro das necessidades de cada cooperado na conquista de seus objetivos e oferece o retorno das sobras anuais aos seus clientes, um das características principais das cooperativas de crédito. Mas além disso, a gestão da Viacredi Alto Vale está preocupada em “Fazer a diferença na vida das pessoas”. Esta é a visão da empresa, baseada em um novo modelo de gestão que está sendo trabalhado.

“A cooperativa tem investido muito no capital humano. A gente acredita que as pessoas fazem a diferença na vida das pessoas, ou seja, nós precisamos de pessoas que acreditam no cooperativismo, que acreditam no nosso propósito, que praticam ele no dia a dia. A partir do momento que eu pratico, eu vejo onde posso melhorar e quando eu melhoro, começo a multiplicar. Nossos colaboradores estão capacitados para que atendam às necessidades dos nossos cooperados, que foquem para servir a ele, para que ele sai com soluções e orgulho de ser um cooperado”, conta Ricardo.

Os clientes potenciais da cooperativa são pessoas físicas e micro e pequenas empresas, mas oferecem soluções também para empresas locais de porte diversos. Para os próximos anos, até 2020, o objetivo é chegar aos 80 mil cooperados.

“Nosso propósito é fazer a diferença na vida das pessoas e seguiremos assim por muitos anos. Acreditamos que, por meio do cooperativismo, contribuímos para a construção de comunidades melhores para os nossos filhos e também deixamos filhos melhores para o mundo”, diz o diretor executivo da Viacredi Alto Vale, Ricardo da Silva.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

História

No dia 5 de outubro de 1988, a cooperativa no momento chamada de CrediHering, inaugurou seu primeiro posto de atendimento no Alto Vale do Itajaí, em Ibirama no bairro Ponto Chic.
Em 2001 a CrediHering passa a se chamar Viacredi, por decisão da maioria dos cooperados. Em 2012 é constituída a Viacredi Alto Vale para expandir o sistema e fortalecer o senso de pertencimento e a proximidade com os cooperados. Em 2018 a Viacredi Alto Vale conta com mais de 55 mil cooperados, 17 postos de atendimento em 11 cidades e 207 colaboradores.

Susana Lima