Por: diario | 16/11/2018

Ituporanga já tem os novos vereadores mirins para a próxima legislatura. A votação aconteceu nesta semana, em 11 escolas da cidade, das redes municipal, estadual e particular. Alunos do 5º ao 9º ano participaram da eleição e escolheram os candidatos. Apenas no Centro de Ensino Click Soluções, o vereador mirim não terá suplente, em todas as outras foi definido suplência.

A penúltima sessão dos atuais vereadores mirins aconteceu na semana passada, já a posse dos eleitos deve acontecer no início de fevereiro de 2019. Segundo o vereador e idealizador do projeto, Leandro Heinzen (PSB), o envolvimento e a vontade de fazer parte efetiva da democracia é o que traz ainda mais felicidade à esses jovens.

“É um programa que vem apresentando excelentes resultados, vemos os alunos empolgados, um estimulando o outro, e a cada ano mais inscritos no projeto. O mínimo de conhecimento que eles ganham aqui, levam para vida. No futuro poderão ser nossos representantes na política e nas suas vidas se tornarão líderes, assumindo papeis de responsabilidade”, afirmou.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

O vereador mirim exerce mandato de um ano, e durante todo o período, recebe ajuda com material escolar no início do ano, vale transporte e também um lanche é fornecido quando comparecem às sessões, que ocorrem na Câmara de Vereadores uma vez por mês. Os alunos têm acesso ainda à cursos em parceria com a escola do Legislativo como oratória, política social, além do acesso a toda história da Câmara e o funcionamento dela na prática.

Os vereadores mirins eleitos para a próxima legislatura e seus suplentes são: CE Professor Curt Hamm: Luisa Eduarda Negherbon, suplente Lucas Orlando Mohr; EEB Aleixo Dellagiustina: Manuella de Souza Cruz, suplente Eduarda Horstmann; CE Bernardina Farias de Matos: Dominik Berns, suplente Djuliane Daniela Sebold; EEB João Carlos Thiesen: Rayssa Luysa Cavalheiro Costa, suplente Josias Costa Júnior; CE Pedro Júlio Muller: Cassiane da Silva, suplente Djenifer Roberta do Amaral; Colégio Galileu: Augusto Henrique Bennert, suplente Lucas Martini; EEB Mont’ Alverne: Bernardo França Coelho, suplente Davi Jasper França; EEB Presidente Tancredo Neves: Stéfani Amancio, suplente Kauan Henrique Laurindo; EEB Vereador Paulo França: Pamela Cristiane Correia, suplente Aline Wambomel; EEB Roberto Moritz: Éricka Dubiella Vanroo, suplente Pablo Senem Klaumann; e Centro de Ensino Click Soluções: Leandro Iomes de Souza.