Por: diario | 01/10/2018

G1 levantou, entre segunda (24) e quarta-feira (26), quais são os presidenciáveis que cada candidato ao governo de Santa Catarina apoia. Veja na tabela abaixo (em ordem alfabética):

Veja quem os candidatos ao governo do estado apoiam para a Presidência

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Gelson Merísio (PSD) declarou apoio a Jair Bolsonaro (PSL). Nessa quinta-feira (27), a assessoria de imprensa do candidato confirmou o apoio ao presidenciável do PSL, e Merísio publicou um vídeo nas redes sociais em que apoia Bolsonaro. Nacionalmente, porém, o PSD apoia Geraldo Alckmin (PSDB).

O apoio fez com que um dos partidos coligados, o Podemos, enviasse nota na quinta dizendo que protocolou no TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) pedido para sair da coligação.

A justificativa é que Merísio declarou apoio a um candidato que não compõe a aliança. O PDT de Santa Catarina, também coligado, publicou nota oficial dizendo que a aliança não tem “candidato oficial a presidente” e que Bolsonaro é “posição pessoal” de Merísio. Afirma também que o partido apoia Ciro Gomes (PDT).

Candidato de uma coligação pode apoiar presidenciável de outra?

Sim, não há impedimento.

Como foi feita a reportagem?

Para saber como cada candidato se posiciona sobre os presidenciáveis, o G1 consultou:

  • Declarações feitas em público;
  • Banners, santinhos e panfletos oficiais da campanha;
  • Participação em comícios;
  • Mensagens de apoio em redes sociais;
  • A equipe do candidato

Foram levados em conta apenas os candidatos que, às 11h30 desta sexta-feira (28), eram considerados aptos no sistema divulgação de candidaturas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Por G1 SC