Por: diario | 09/10/2018

O Alto Vale conseguiu eleger somente dois deputados estaduais, sendo que teria potencial para eleger pelo menos três, e um federal. E como em outras eleições, o número de votos para candidatos de outras regiões continua crescendo.

Para candidatos ao pleito federal do Alto Vale, o destaque da votação se deu para Nilson Francisco Stainsack (PP), de Presidente Getúlio, que apareceu entre os três mais votados em 23 municípios do Alto Vale do Itajaí.

Carlos Roberto Felipe (PSL), de Ituporanga, teve um ótimo resultado por estar pela primeira vez na política, com votos entre as três primeiras colocações em 19 municípios da região.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Jorge Goetten (PR), de Rio do Sul também apareceu por cinco vezes entre os mais votados e Rogerio Peninha Mendonça (MDB), reeleito e natural de Ituporanga, só não esteve nas primeiras colocações nos municípios de Rio do Sul e Salete.

No pleito estadual, Jerry Edson Comper (MDB), o Jerry do Aldo, (eleito) de Vitor Meireles, ficou entre os mais votados em 26 municípios do Alto Vale. Milton Hobus (PSD), de Rio do Sul, se reelegeu e levou as melhores votações em 24 municípios.

O candidato do PT, Jean Pier Xavier de Liz, de Rio do Sul, ficou com as melhores posições em sete municípios. Francisco Goetten de Lima (PP), o Chico, e Rio do Sul, ocupou a primeira colocação em Mirim Doce e a segunda em Trombudo Central. A candidata Maria Helena Zimmermann (PR), a Kika, de Rio do Sul, ficou com a terceira posição em Agrolândia e a segunda em Braço do Trombudo. O rio-sulense Jeferson Alexandre Vieira (DEM) ficou com a terceira posição em Rio do Sul.

Leonardo Secchi (PSB), de Ibirama, ficou com a segunda colocação na terra natal e Leonardo Pavanello Júnior (PT) de Presidente Getúlio, ficou com a segunda maior votação em José Boiteux e em primeiro em Mirim Doce.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Candidatos mais votados de outras regiões

Apesar de toda a campanha realizada da região para a valorização do voto em candidatos do Alto Vale, muitos de outras regiões acabaram ficando entre os três mais votados por nossa população.

No pleito estadual, a candidata de Blumenau, Ana Paula Lima (PT), ficou em terceiro lugar nos municípios de Chapadão do Lageado, Presidente Getúlio, Rio do Campo e Salete. Moacir Sopelsa (MDB), natural de Concórdia, ficou em segundo lugar no município de Agronômica e em terceiro em Rio do Oeste. Antonio Serafim Venzon (PSDB) de Brusque ficou em terceiro lugar em Atalanta e em primeiro lugar em Rio do Campo.

Em Petrolândia José Milton Scheffer (PP), de Sombrio, ficou na terceira posição, e ocupou a primeira colocação em Chapadão do Lageado, que também destinou o segundo lugar à Dirce Aparecida Heidersceidt (MDB), natural de Araruna. A candidata ficou ainda em terceiro lugar no município de Vidal Ramos.

Mauricio José Eskudlark (PR), que mora atualmente em Balneário Camboriú, ficou em primeiro lugar em Dona Emma e Salete. Nazareno Setembrino Martins (PSB), de Palhoça, ocupou a segunda posição em Imbuia e Marcos Luiz Vieira (PSDB), natural de Florianópolis, ganhou a terceira colocação em Ituporanga.

Com ajuda na campanha da Administração de Pouso Redondo, a candidata Ana Paula da Silva, prefeita de Bombinhas, foi à líder de votos no município, com quase 26%.

Valmir Francisco Comin (PP), natural de Siderópolis, ficou em terceiro lugar em Presidente Nereu e em Vitor Meireles, neste município, também apoiado pela Administração. Nilso José Berlanda (PR), de Curitibanos, ficou em segundo lugar em Taió e Jean Jackson Kuhlmann (PSD) de Blumenau, ficou em primeiro em Witmarsum.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

No cargo federal, representando a classe indígena, Eunice Antunes (PSOL), Kerexu, de Chapecó, ficou na terceira colocação em José Boiteux.

Silvio Cardoso Junior (PSL), de Camboriú, ficou em segundo lugar em Rio do Campo e Dirceu Luiz Dresch (PT), de Saudades, ficou em segundo em Santa Terezinha e em terceiro em Vitor Meireles.

Ainda neste âmbito, Jorge José Cenci (PSB), de Dois Lageados, ficou em terceiro em Vidal Ramos e Geovania de Sa Rodrigues (PSDB) de Criciúma, em terceiro em Witmarsum.

Elisiane Maciel