Por: diario | 28/09/2018

A região do Vale Norte terá benefícios na área da saúde. A partir de agora, a população de Vitor Meireles poderá fazer exames de ultrassonografia dentro do município. Isso foi possível, graças a aquisição de um equipamento em parceria com a Secretaria do Estado de Saúde, através de emenda parlamentar.

Esse é o primeiro aparelho de ultrassonografia que o município conquista, e de acordo com o prefeito, Bento Francisco Silvy (PP), o custo pago pelo Estado foi de cerca de R$ 160 mil.

“Quando assumimos a Administração, encontramos nessa área uma demanda muito grande, e a partir de então procuramos trabalhar a possibilidade de aquisição de um aparelho ultrassom e depois de muito lutar, conseguimos”.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

O secretário de Saúde de Vitor Meireles, Teilor Petersen, disse que o maior benefício será a agilidade de atendimentos para a população. “Os exames serão agilizados, as filas de espera vão terminar”.

Inicialmente serão atendidos os pacientes que já estão aguardando em fila de espera para a realização do exame via Sistema Único de Saúde (SUS), e posteriormente, serão atendidos pacientes pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Itajaí (CIS-Amavi). De acordo com o secretário, com esse convênio o município também terá uma vantagem, já que a partir de agora, o valor dos exames vai entrar para o município. Além disso, a Secretária terá um custo menor no transporte de pacientes que antes realizavam o exame em outros municípios.

“Com o equipamento vamos ter menos custos, pois antes tinha que se levar os pacientes para fora, Ibirama, Presidente Getúlio, e agora a gente além de economizar com isso, vai poder ter mais CIS-Amavi aqui em Vitor Meireles”.

O equipamento está alocado na Associação Hospitalar Angelina Meneghelli, e os funcionários da unidade realizarão os procedimentos. O secretário explicou que o principal convênio será o CIS-Amavi e os exames que não forem feitos pelo convênio, será cobrado um valor bem inferior, para a manutenção do aparelho.

Ibirama realiza primeiro exame de endoscopia

Nesta semana, o Hospital Dr. Waldomiro Colautti (HDWC) de Ibirama, realizou a primeira endoscopia dentro da unidade. O equipamento endoscópio/colonoscópico, foi adquirido em julho, através da Secretaria de Estado da Saúde, com recursos do Pacto Pela Saúde.

De acordo com o diretor do HDWC, Jamir Schmidt, inicialmente o equipamento será utilizado somente para atender os casos de urgência, em pacientes que estejam internatos nas clínicas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou emergência do Hospital.

“Temos planejado adaptar em nossa estrutura, um local apropriado para em dezembro deste ano, iniciarmos os atendimentos ambulatoriais para pacientes externos advindos via SISREG [Sistema de Centrais de Regulação]”, adianta o diretor.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Ele finaliza dizendo que o Hospital possui uma equipe médica e de enfermagem qualificada para atuar nessa área “e com certeza esta é mais uma grande conquista para o HDWC e toda população ibiramense”.

Elisiane Maciel

Veja também as últimas atualizações: