Por: diario | 13/11/2016

Sindréia Nunes

Nesta semana uma empresa do Médio Vale ganhou destaque nacional ao ser eleita uma das 50 melhores empresas para  se trabalhar no país. A Brandili Têxtil de Apiúna ficou na 23º no ranking e o objetivo da indústria é continuar trabalhando para melhorar o bem estar dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

A Brandili foi reconhecida na categoria de empresas de grande porte e o reconhecimento veio já na primeira vez que a empresa se inscreveu para o prêmio Great Place to Work. De acordo a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Claudia Orçati Caniceiro, a premiação foi recebida com surpresa. “Nós não tínhamos muita referência de como funciona. A gente tinha uma expectativa porque o trabalho que a gente faz para incentivar a cultura, para investir no clima e nas pessoas é bem legal, então a gente tinha uma expectativa positiva”.

Para que o ambiente de trabalho seja agradável para os colaboradores, Claudia conta que a empresa procura investir em reconhecimento. “A gente procura entender o colaborador valoriza mais e investimos nisso. Procuramos fazer todas as ações voltadas para o reconhecimento e valores para manter um clima legal”.

Entre as campanhas desenvolvidas pela empresa está o projeto “Valeu”, que busca incentivar o reconhecimento através de elogios trocados entre os funcionários. “Todo mês você recebe um cartão e você dar o seu “valeu” para qualquer pessoa que você quiser. Você escolhe o motivo e reconhece aquela pessoa em função disso”, fala a gerente. Ela ressalta ainda que os colaboradores aprovaram a ideia e realmente buscam elogiar os colegas.

Outros programas também são desenvolvidos como o de reconhecimento de ideias implantadas, ações de melhorias, e muitas outras atividades. Para Claudia a busca por um bom local de trabalho para os funcionários aumenta também a produtividade dos próprios colaboradores e a busca por sempre melhorar já está inserida na cultura da empresa. “Não tem como nós deixar uma coisa tão positiva deixar de existir. Nós vamos continuar investindo revendo as práticas, melhorando com novas ações, mas sempre com esse mesmo objetivo”, destaca.

A colocação no ranking Great Place to Work também deve, como conta a gerente, refletir nos lucros da empresa, e deverá ser utilizada como argumento de venda pelos representantes. “Esse prêmio é especificamente para empresa de varejo e eu tenho certeza que os nossos vendedores vão nos trazer isso como retorno, já que tudo o que impacta na imagem da empresa e do produto facilita muito”, projeta.

A Brandili Têxtil trabalha na produção de roupas infantis e atua há mais de 50 anos na região. Hoje conta com a matriz em Apiúna e uma filial em Otacílio Costa, além de várias confecções que produzem de forma terceirizada. O centro administrativo da empresa está instalado em Blumenau. Ao todo a empresa conta com cerca de 1,3 mil funcionários, sendo que mil atuam na cidade do Médio Vale.