Por: diario | 03/10/2018

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), extinguiu 13 locais de votação em Blumenau. Todos eles foram transferidos para outros pontos, próximos dos originais. A mudança ocorreu em decorrência de um rezoneamento determinado no ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o chefe do cartório eleitoral Ricardo de Souza, a recomendação é para que todos os eleitores baixem o aplicativo e-título, versão digital do título eleitoral, que serve de documento de identidade e tem todas as informações atualizadas.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Horário de votação das Eleições 2018

A votação começa às 8h da manhã do domingo (7) e termina às 17h. É importante que o eleitor compareça com antecedência para evitar filas nas seções eleitorais. Caso o eleitor compareça a sua seção até as 17h e haja fila, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar senhas para que todos aqueles que chegarem até esse horário possam votar.

Ordem de votação

A ordem de votação dos candidatos é a seguinte: Deputado Federal – 4 dígitos; Deputado Estadual ou Distrital – 5 dígitos; 2 Senadores – 3 dígitos cada; Governador – 2 dígitos e Presidente – 2 dígitos.

Justificativa no dia da eleição

O eleitor que estiver fora do seu município no dia da votação pode comparecer a qualquer seção eleitoral, das 8h às 17h, para preencher o formulário e justificar a ausência.

Voto branco e nulo

Votos brancos e nulos não têm o poder de anular uma eleição. Ambos os votos, nulo e branco, não são votos válidos. O único reflexo que esses votos podem trazer é a diminuição da quantidade de votos que um candidato precisa para ser eleito, pois só os votos válidos serão computados. Dessa forma, o candidato que obteve o maior número de votos válidos será o vencedor, independente do turno.

Divulgação dos Resultados

A divulgação estadual dos resultados acontecerá assim que o TRE receber os primeiros dados dos cartórios. Já a divulgação dos primeiros números para o cargo de presidente acontecerá só depois das 19h, quando for encerrada a votação no Acre.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui