Por: diario | 1 mês atrás

 

O transporte coletivo de Lontras, Rio do Sul, Agronômica e Rio do Oeste vai passar por uma modernização e receber cartões magnéticos que vão substituir os passes. O processo de melhoria, inspirado nas grandes cidades de Santa Catarina, já foi iniciado e deve ser concluído nos próximos meses. O objetivo é dar mais qualidade ao atendimento e facilitar a vida dos próprios usuários que já estão sendo orientados sobre as mudanças.

 

O gerente da empresa Ônibus Circular que é responsável pelo serviço na região, Vinicius Ramos Rizzi, conta que os bilhetes, ou chamados passes como são conhecidos popularmente, serão extintos e a bilhetagem será somente eletrônica.

“Antes de entrar em vigor vamos explicar certinho como vai funcionar, mas teremos diversas mudanças para melhor”, comenta.

 

Para que os usuários comecem a se adaptar com a mudança, as catracas já estão todas na parte da frente dos ônibus e há alguns dias a saída dos passageiros ocorre só pela parte de trás dos veículos.

“Cada um vai ter o seu cartão e independente se for gratuidade, pagante ou estudante, todo mundo vai ter que passar pela catraca”, disse.

 

Rizzi acredita que com a bilhetagem eletrônica a empresa vai poder fazer um controle melhor dos custos e modernizar todo o sistema. A intenção é lançar inclusive um aplicativo onde a população poderá adquirir créditos e ter acesso a um mapa com os trajetos dos ônibus e horários.

“Queremos acabar com o papel, melhorar nosso controle de custos e facilitar a vida de quem utiliza o transporte coletivo”, completa.

 

A data de implantação da bilhetagem eletrônica está dependendo da entrega dos cartões por parte da empresa contratada pela Ônibus Circular, mas o gerente adianta que o cartão será inclusive temático com uma foto da catedral de Rio do Sul.

“Estamos aguardando os cartões e finalizando algumas alterações como a instalação dos totens dentro dos ônibus, mas podemos adiantar que vai ser algo bem bacana”, finaliza.

 

Linhas e horários

 

Atualmente a empresa conta com 23 linhas de ônibus. Em Lontras, Rio do Sul, Agronômica e Rio do Oeste são 287 horários de ônibus diariamente de segunda a sexta-feira, 101 aos sábados e 23 aos domingos.

 

Helena Marquardt