Por: diario | 30/01/2019

O prefeito de Imbuia João Schwambach (MDB), participa nesta quarta-feira (29) de uma audiência em Florianópolis com a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa da Silveira De Caro. No encontro ele vai cobrar a instalação de móveis no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que ficou pronto em novembro, mas até hoje não pode abrir as portas.

Ele conta que a unidade foi motivo de pressão por parte do Governo do Estado, que queria inaugurar o CRAS mesmo sem condições de atendimento, mas ele se negou em participar do evento. “O projeto previa a mobília e eles queriam inaugurar, mas eu não aceitei. Tentaram duas vezes inaugurar, mas eu disse que sem mobília não aceitava”.

O prefeito relata que para tentar convencê-lo, ele recebeu a garantia de que os móveis chegariam em janeiro, o que não ocorreu até hoje. Além de impedir que o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social tenha mais qualidade, a demora para entrega também trouxe problemas ao município já que atualmente a estrutura funciona em um imóvel alugado, cujo contrato vence nos próximos dias e não foi renovado.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

“Onde o CRAS está hoje é alugado, é da Paróquia Santo Antônio, e precisamos entregar o imóvel porque o contrato é só até dia 31 e ficaremos sem um local.”

O encontro acontece às 13h na Secretaria de Desenvolvimento Social e ele espera voltar com uma resposta positiva para poder colocar o novo CRAS em funcionamento nos próximos dias.

Obra já foi entregue com atrasos

“A construção foi iniciada em janeiro de 2018 e deveria ter sido entregue em julho, mas também sofreu atrasos e foi concluída somente em novembro. A unidade, com área de 165,30 m², fica na avenida Bernardino de Andrade, em frente à Escola Municipal Professora Umbelina Lorenzi.

O investimento foi de R$ 324.524,46 por parte do Governo do Estado de Santa Catarina e o contrato previa que o espaço interno seria equipado com sala de atendimento familiar, sala multiuso, sala da coordenação, recepção, almoxarifado, cozinha, banheiros e área de serviço.

Helena Marquardt