Por: diario | 21/04/2017

O livro “Vagões de Lembranças”, que retrata memórias da época em que a Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) estava ativa, será lançado na próxima segunda-feira (25), em Rio do Sul. Na oportunidade, o jornalista e escritor Felipe Adam fará um bate-papo apresentando seu trabalho e trazendo a tona, direto das páginas do livro, a emoção que foi escrever sobre um tempo que marcou a economia e a vida dos catarinenses.

“Pesquisando eu pude ter ideia de quanto o trem foi marcante para as pessoas na região. Teve pessoas que choraram me contando histórias, porque para eles o trem era algo muito importante”, adianta Adam. O livro sobre a EFSC é o resultado de uma pesquisa de dois anos. Adam visitou antigas ferrovias, ouviu pessoas e traz no livro relatos e registros sobre as pontes e túneis do Vale do Itajaí, além de memórias, saudosismo e narrativas de personagens envolvidos na linha férrea que partia de Itajaí no sentido do interior na em 1950.

A obra, que já foi lançado em Blumenau no fim do ano passado e deve ser apresentado também em outras cidades de Santa Catarina, tem a coordenação editorial da jornalista Soila Freese, projeto gráfico e capa do designer Roberto Lanznaster. “Vagões de Lembranças” é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, no qual 300 exemplares foram distribuídos gratuitamente para instituições de ensino. “Neste livro-reportagem, tentei me pautar não na história propriamente dita, mas nos bastidores dela. Os funcionários da linha férrea, vizinhos de estações, as pessoas que simplesmente andavam de trem para visitar os familiares. Foi a vivência delas que me fez entender uma época diferente, de mais de quatro décadas atrás, mas que ainda permanece muito viva na memória das pessoas”, revela o escritor.

Gratuito e aberto ao público, o evento acontece no dia 25 de abril, às 19h, no Anfiteatro do Bloco Professor Viegand Eger, Complexo B, Campus Unidavi/Rio do Sul e o livro custa R$ 39,90.

Sobre o autor

Felipe Adam é natural de Blumenau, graduado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atuou como repórter em revistas e televisão, e atualmente, trabalha como professor e coordenador pedagógico em curso pré-vestibular. Interessado por assuntos que envolvam a História e a Literatura, “Vagões de Lembranças” é resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também seu primeiro livro.

Suellen Vemturini