Por: diario | 26/03/2015

Helena Marquardt 

A partir de amanhã, os getulienses que precisarem procurar um trabalho ou encaminhar o seguro desemprego terão mais facilidade. É que inaugura hoje às 19h, um posto avançado do Sistema Nacional de Emprego, o Sine. A unidade vai funcionar anexa ao CRAS de Presidente Getúlio, no Centro.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Paulo Moacir Oliani, uma funcionária da prefeitura vai coordenar os trabalhos na nova estrutura que vai funcionar de segunda a sexta-feira sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h. “A Vaneide Back passou por uma capacitação e já foi habilitada em Brasília. Além dela haverá ainda mais pessoas atendendo”, adiantou.

Ele explica que antes todas as empresas que tinham vagas para anunciar precisavam ir até Ibirama e isso acaba causando transtornos e até desestimulando os empresários e os candidatos. “Esse posto vai preencher uma lacuna que estava aberta aqui em Presidente Getúlio. Muitas vezes o emprego deixava de ser preenchido porque não existia aqui na cidade alguém que organizasse essas vagas. Era uma coisa que não tinha muita definição e que terá um avanço muito grande”, falou.

Agora tudo será centralizado com o sistema, e as próprias empresas vão poder cadastrar as vagas disponíveis através do site do Sine. Quando alguém for até o local procurar emprego, será direcionado diretamente para o emprego que mais se enquadra no seu perfil profissional, o que deve otimizar os resultados. “Para que isso funcione cada vez melhor faremos inclusive uma campanha nos próximos dias para incentivar os empresários a cadastrarem as vagas. Temos um comércio e uma indústria muito forte e faltava alguma coisa”, comentou.
“Tila” diz que com a inauguração, toda a comunidade será beneficiada, não somente no que diz respeito as vagas, mas também ao encaminhamento do seguro-desemprego. “Como não havia posto na cidade, nessa hora também era necessário perder tempo e ir até Ibirama para resolver tudo”.

A inauguração será marcada por uma solenidade com a presença de autoridades do municipio, empresários e representantes das principais entidades da cidade como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Presidente Getúlio (AciPG), além da comunidade e imprensa em geral.

Cursos
profissionalizantes

O secretário afirma que outra grande conquista trazida pelo SINE será a oferta de cursos profissionalizantes que vão facilitar o ingresso de pessoas que hoje não tem uma profissão no mercado de trabalho. “O Sine é um instrumento de amparo aos trabalhadores. Recentemente já realizamos um curso e já estamos programando novas capacitações. A intenção é que seja oferecido cursos de costura industrial, uma área que tem muita demanda de mão de obra na cidade então começamos com força total”.