Por: diario | 14/04/2018

O sábado (14) será marcado por várias melhorias para o ramo da educação. Haverá a inauguração da Central de Distribuição de Alimentação Escolar Osvaldo da Rosa, inauguração de quatro salas do CEI Cinderela e abertura de novo acesso para a Secretaria de Educação (Seduc). O evento acontece neste sábado às 17h. O novo calçamento e rua irão facilitar a locomoção de pais e alunos e a nova central de alimentos irá agilizar a triagem da merenda escolar.

“Fizemos a reforma das salas anexas ao Centro de Educação Infantil Cinderela. E com planejamento, contamos com parceria da Secretaria de Obras. Um dos resultados foi a considerável redução de despesas com dinheiro público”, ressalta secretária de Educação, Janara Mafra. Ao todo, o CEI irá contar com quatro novas salas, o que significa o incremento de cerca de 80 novas vagas. “É conveniente frisar que também fizemos a pavimentação da rua de acesso à Secretaria e serão instalados portão e grade e ainda a construção da calçada. Tudo isso com um investimento em torno de R$ 30 mil”, complementa a secretária.

Acessibilidade

Agora – com o novo calçamento – há melhores condições de mobilidade e segurança para pais e alunos. Quem se beneficia é a comunidade escolar do Cinderela, da escola João Custódio da Luz (situada ao lado da Seduc) e a própria comunidade do Boa Vista. A Central de Distribuição de alimentos, de 200 m², será também a sede da cooperativa de agricultores. O espaço irá servir para armazenamento de hortifrutis e pesagem para distribuição em cada escola. Existe uma diversidade de alimentos, como abóbora, acelga, aipim, alface, arroz tipo 1 e integral, batata inglesa, dentre outros itens.
“A quantidade de alimentos distribuída mensalmente na merenda escolar é de cerca de 10 toneladas”, destaca Janara. “Esse é o compromisso da Seduc com as 35 unidades da rede municipal de ensino e as cinco entidades assistenciais conveniadas com a Prefeitura. Além da diversidade há qualidade na alimentação, visto que o cardápio é supervisionado pelas nutricionistas”, reitera.
No centro de distribuição é feita a triagem e pesagem dos alimentos. “Agora com um espaço específico, os fornecedores terão mais comodidade. Com isso, além da agilidade para triagem, os produtos chegam com mais qualidade e mais frescos nas unidades de ensino”, enfatiza Janara.
O prefeito José Thomé pondera que “tão importante quanto a comemoração do dia da nossa cidade é trazermos benfeitorias para o rio-sulense. Tenho a convicção de que estamos trazendo resultados práticos que impactam nas famílias de Rio do Sul. Cerca de 80 novas vagas no CEI significa dizer que mais famílias terão condições de ter a tranquilidade para trabalhar e saber que os filhos estão bem acolhidos”.

 

Dia de Escola aberta no Ella Kurth

A próxima edição do programa Escola Aberta acontece no dia 14 na Escola Modelo Ella Kurth, no bairro Rainha. O evento ocorre a partir das 10h e haverá atividades para toda comunidade. Quem visitar a escola terá uma lista de opções. Nas quatro horas de duração haverá jogos de futebol, pintura facial, escultura de balão, roda de capoeira e mostra de foguetes dos alunos.
E se bater a fome, haverá venda de pastéis, refrigerante e trufas. “Iremos vender lanches e a arrecadação será revertida para a própria escola”, explica a diretora, Karla Sieverdt. Em abril são feitas ações alusivas ao mês da família. Para isso, sempre aos sábados uma escola fica aberta para atender a comunidade com ações recreativas. A Escola Modelo tem em torno de 280 alunos do 1º ao 9º anos.

 

Foto: Arquivo Seduc