Por: smart | 02/10/2018

 

Photo by Neil Stoddart

Grandes competidores, seleção estadual forte e vários lugares especializados para a prática do esporte. Com muito profissionalismo e dedicação das pessoas envolvidas, o poker de Santa Catarina tornou-se um dos mais fortes do país e sobram fatos que apontam isso.

Em 2018, a força do Estado no cenário desse esporte está em evidência e muito disso está relacionado com a ótima fase de alguns competidores que fazem bonito no poker online.

Geraldo César em excelente fase

Geraldo é um dos maiores competidores online do poker brasileiro. Além de ser bicampeão de eventos relacionados ao Turbo Championship Of Online Poker (2015 e 2016), o catarinense brilhou no início do ano ao conquistar um evento importante do PokerStars Caribbean Adventure.

Sua conquista de impacto mais recente aconteceu no início de setembro, no WCOOP 2018 — campeonato mundial de poker online. O título veio no Evento #10-L do WCOOP, após uma disputa que durou sete horas.

Gabriel Schroeder no melhor momento da careira

Schroeder também é outro competidor catarinense que vai muito bem no online e faz excelente ano. Em maio, ele brilhou ao conquistar o Evento #37 Medium do SCOOP (Campeonato da Primavera de Poker Online).

“Os jogadores eram de um nível técnico elevado e eu sabia que tornaria uma possível vitória mais difícil, mas felizmente acabou se concretizando a conquista, o que valorizou ainda mais o título”, contou o catarinense em entrevista logo após o êxito.

Após o triunfo, ele também fez questão de agradecer ao Samba Poker Team, que tem como um dos donos o competidor e empresário Kerber, um dos maiores nomes do poker brasileiro e campeão brasileiro pelo time catarinense em 2016.

“O Samba me dá todo suporte técnico e também financeiro para enfrentar momentos de downswing e agora também suporte psicológico, com o mental coach Eder Campana. O time tem muita importância nessa conquista”, disse Schroeder.

No mês seguinte, Schroeder deu continuidade ao bom momento e garantiu o vice-campeonato do Sunday Million — um dos eventos de maior prestígio no cenário online mundial.

Fabiano Kovalski em ascensão

Especialista em eventos online, Kovalski mostrou ao mundo em agosto que também é capaz de grandes performances nos eventos ao vivo. Ele atingiu a 11ª colocação no Main Event do European Poker Tour Barcelona, etapa muito importante do circuito europeu.

“Fiz o que pude, galera. Feliz com as minhas decisões, torneios de poker são assim. Que venha próximo”, comentou Kovalski em seu perfil no Instagram. “Mais feliz ainda por ser no meu lugar preferido no mundo para praticar poker”, completou.

Uma semana após o bom resultado em Barcelona, o catarinense voltou para o online, no Evento 31-H do WCOOP, e travou uma linda disputa pelo título com o brasileiro Eder Campana, sexto melhor competidor online do país, segundo ranking da PocketFives. Por fim, Kovalski mostrou que está em grande forma ao bater um dos melhores do Brasil e levou para a casa o seu bicampeonato na principal série do poker online.

Visão geral do poker catarinense

O poker catarinense vem se destacando tanto nos últimos anos que competidores de outros Estados se enraizaram em cidades que são referências no poker nacional — como Florianópolis, Balneário Camboriú e Blumenau. São os casos de Kerber e Affif Prado, grandes representes de Santa Catarina que nasceram no Paraná.

Photo by PokerNews

Há uma estrutura muito boa para prática desse esporte da mente nas cidades citadas acima. Além do mais, o importante apoio da Federação Catarinense de Texas Hold’em e a presença de muitas confrarias de poker espalhadas pelo Estado favorecem a existência de muito eventos com alto nível técnico de disputa. “Florianópolis se tornou um polo nacional do poker, atraindo competidores de cidades catarinenses, mas também do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro”, afirma Igor Paraíso, gerente do Floripa Poker Clube.

Fato é que o poker catarinense está muito bem consolidado e estruturado em vários setores. Não à toa, o Estado é muito bem representado nas várias modalidades do poker, sejam elas no online ou ao vivo. E o mais importante: há uma renovação constante de novos nomes surgindo, o que proporciona um aumento ainda maior no nível de competitividade.