Por: diario | 13/02/2018

As equipes de futsal sub-11 e sub-15 do Colégio Sinodal Ruy Barbosa/FMD Rio do Sul, venceram as finais e conquistaram os títulos na Copa Cebolão em Ituporanga. Nos dois jogos decisivos, as equipes orientadas pelo técnico João Régis Nunes conseguiram reverter o placar e garantiram os lugares mais altos no pódio.

Na categoria sub-11 o Ruy Barbosa venceu Ibirama por 6 a 3. A diferença de três gols no placar final não retrata a dificuldade que o time riossulense encontrou para erguer a taça de campeão. O desempenho da equipe oscilou durante o embate, mas, encontrou mais o caminho do gol nos últimos minutos de jogo.

“Foi um jogo muito disputado. Não foi fácil. Viramos o placar porque os meninos tiveram um pouco mais de calma em comparação aos nossos adversários. Nos momentos decisivos os meninos cresceram em quadra e o nosso time saiu vencedor”, explicou o técnico João Régis.

No sub-15, o Ruy Barbosa enfrentou Ituporanga na final. A equipe da casa, empurrada pela torcida, também começou vencendo. Mas, o time de Rio do Sul conseguiu converter duas chances de gols na prorrogação e venceu um jogo que foi bastante disputado em quadra.

“Vencemos nos detalhes. Acho que o time foi muito confiante para a prorrogação. Conseguimos o empate no tempo normal e depois conseguimos abrir vantagem na hora de decidir. Nessa categoria também começamos perdendo mas depois viramos”, destacou o treinador.

Para a sequência da temporada a diretoria do Colégio Sinodal Ruy Barbosa já confirmou a participação das duas equipes em dois campeonatos. O primeiro compromisso será um torneio regional em Braço do Trombudo. O segundo é o campeonato estadual.

“O esporte é uma ferramenta de educação. O colégio Ruy Barbosa abraça essa causa e faz um papel social e educacional muito importante. Aqui eles tem oportunidades para praticar as modalidades esportivas e uma boa escola para crescer”, concluiu João Régis.

Colégio Sinodal Ruy Barbosa completou 70 anos

“Tradição com resultados para vida”, é com este slogan que o Colégio Sinodal Ruy Barbosa festejou os 70 anos de atividades em Rio do Sul neste domingo (11).

O início da trajetória do Colégio está associada ao processo de imigração alemã no Alto Vale do Itajaí e a fundação da Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul, em 1908.

Mas o Colégio, no período das duas grandes guerras mundiais, precisou ser fechado. Somente em 1948, com a tentativa de muitos educadores da cidade, houve a reabertura dos portões e o reinício da volta às aulas no Ruy Barbosa.

Hoje, na estrutura física, o colégio apresentará mais quatro novidades para a comunidade escolar. Uma delas é a instalação de um novo acesso com áreas para embarque e desembarque, novo refeitório e cantina e a fachada com nova pintura.

“Há dois anos estamos oferecendo as línguas alemã e inglesa como componentes curriculares obrigatórios em todas as etapas de ensino. No ano passado nós também começamos a oferecer o Período Integral aos alunos da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental. Para este ano estamos disponibilizando também o período integral com almoço”, revelou o diretor do Colégio Celso Luiz Moletta Junior.

Em 2017 dois intercâmbios foram realizados. No primeiro, uma aluna passou em um processo seletivo bastante concorrido e conseguiu realizar um período de estudos na Alemanha. No segundo houve o embarque de um grupo de estudantes para o Chile. Na estrutura, o prédio que abriga a Educação Infantil também recebeu uma completa modernização.

“Tudo o que nós desejamos para este ano é manter a nossa tradição e fazer com que os alunos consigam resultados não apenas em vestibulares ou concursos, mas também para a vida. E com o apoio de pais, professores e demais funcionários eu tenho certeza que nós vamos conseguir”, concluiu o diretor.