Por: diario | 05/11/2014

Helena Marquardt

Sete lideranças empresariais do Alto Vale embarcaram ontem para Brasília para participar do 9º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), o mais representativo evento empresarial da indústria brasileira, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento será realizado nesta quarta e quinta-feira e na sexta-feira eles já retornam a região.

Participam da comitiva, Pedro Leal da Silva, Germano Emílio Purnhagen, Aldo Kaestner, Arno Nardelli, Horst Bremer Júnior, Luiz Antonio Stramoski e André Armin Odebrech.

“No evento o objetivo é discutir reivindicações da indústria, os rumos da economia brasileira, perspectivas, sugestões dos empresários para o governo entre outros assuntos. Mas vamos avaliar principalmente as perspectivas em relação à economia. Os empresários da indústria estão apreensivos, pois em Santa Catarina, por exemplo, está havendo todo mês uma redução do quadro da mão de obra, isso ainda não é tão alarmante, mas está acontecendo”, comentou o empresário Pedro Leal da Silva.

Silva também destacou que as empresas estão crescendo menos e as vendas diminuindo. “Lá vamos falar sobre todas essas questões. Sobre a inflação que está aumentando. Sabemos que a situação econômica não está boa. Lógico que houveram muitas influências como a Copa do Mundo, eleições, mas o quadro não está favorável então estamos esperando que venha um ministro novo, alguma novidade que venha mudar esse quadro” , ressaltou.

O encontro

Com o tema “A indústria brasileira e os próximos quatro anos”, o evento abordará os principais pontos da agenda proposta pela CNI para os próximos quatro anos de governo. Também debaterá as mudanças da competitividade da indústria brasileira e a sua inserção nos principais mercados mundiais.

Para o encontro estão confirmadas as presenças de Frederico Pinheiro Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer; Márcio Luiz Simões Utsch, presidente Alpargatas; Horácio Lafer Piva, membro do conselho de administração da Klabin; Luiz Eugênio de Mello, diretor global de tecnologia da Vale; Claudio de Moura Castro, assessor especial da presidência do Grupo Positivo; Marcos Sawaya Jank, diretor-executivo de assuntos corporativos da Brasil Foods; Luis Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Barros Levenhagen, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente ABIT, além de autoridades do executivo e do legislativo federal.

O evento também contará com diversos painéis com os temas: O Brasil 2015-2018: desafios, expectativas e agenda; como garantir que a agenda da competitividade seja implementada; a produtividade nas empresas: os desafios para a gestão; estratégia tributária e fiscal; educação para inovar e competir; como integrar mais e melhor o Brasil à economia mundial; segurança jurídica: caminhos para o fortalecimento; agenda da infraestrutura 2015-2018 e propostas para avanços nas relações do trabalho.