Por: diario | 12/11/2019

 

Jorge Matias

 

Após um período interditado por conta de deslizamentos, o trecho da rua Conselheiro Willy Hering, que liga as cidades de Rio do Sul à Lontras irá receber uma sinaleira para controlar a passagem de veículos. Depois do parecer do geólogo enviado pelo Governo do Estado, a via será liberada a partir desta terça-feira (12), e o tráfego de veículos leve retomado.

 

Conforme o secretário de Infraestrutura de Rio do Sul, Daniel Pasa, apenas a passagem de veículos de até 2,50 metros de altura foi liberada. “A empresa está terminando a instalação elétrica e ainda hoje a sinaleira estará instalada no local”, completa.

 

Ainda de acordo com Pasa, um levantamento topográfico será realizado para que a empresa que ganhar o processo de licitação, possa começar a fazer as obras de contensão. “A sinaleira irá funcionar de forma temporária até o início das obras”, disse.

 

Deslizamentos recorrentes

 

No começo de novembro, a Defesa Civil de Rio do Sul interditou totalmente um trecho da rua Conselheiro Willy Hering, entre o bairro Bela Aliança e a cidade de Lontras. Um deslizamento de terra já havia obrigado o fechamento parcial da pista, mas a chuva voltou a intensificar o problema.

 

Por questões de segurança, a recomendação foi de que a passagem de veículos, pedestres e ciclistas ficasse proibida enquanto o município discutiria com o Governo do Estado, uma alternativa de recuperação do local. Técnicos da Defesa Civil do município e do Estado estavam monitorando o local e uma vistoria foi realizada com presença de um geólogo, para avaliar a reabertura ou fechamento em definitivo.

 

A rua Conselheiro Willy Hering é uma via que liga Rio do Sul a Lontras e que serve como alternativa para acesso aos dois municípios sem passar pela BR-470.