Por: diario | 11/12/2016
Em mais um ano do Prêmio MPE Brasil, que reconhece micro e pequenas empresas em suas práticas de gestão, Rio do Sul tem destaque estadual. A empresa Evne Soluções em Gestão Empresarial foi uma das campeãs e representou Santa Catarina na categoria Serviços de Tecnologia da Informação (TI). A premiação aconteceu em uma cerimônia da sede do Sebrae/SC em Florianópolis, na quarta-feira (7).

Seis empresas vencedoras da etapa estadual do Prêmio MPE 2016 irão representar Santa Catarina na cerimônia nacional. As vencedoras concorreram com mais de duas mil e duzentas empresas nas categorias Serviço de Tecnologia da Informação, Comércio, Indústria, Serviços, Educação, Saúde, Agronegócio, Turismo, Destaque Responsabilidade Social e Destaque Inovação. As categorias Agronegócio, Indústria, Destaque Inovação e Destaque Responsabilidade Social não tiveram inscritas com pontuação mínima para receber o prêmio. A premiação é uma realização do Sebrae, da Gerdau e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), com apoio da Fundação Nacional  da Qualidade (FNQ) e Excelência SC.

Uma banca técnica escolheu as doze empresas finalistas que participaram da entrega do prêmio. A rio-sulense Evne, que é associada e nucleada da Associação Empresarial de Rio do Sul concorria com outras duas empresas do Estado. “Esse prêmio representa que estamos nos diferenciando no mercado, que estamos criando valor para nossos clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores e para a sociedade em geral. Representa que evoluímos muito desde a primeira edição em que participamos, em 2011, quando não atingimos nem 50 pontos, dos 100 possíveis. E valoriza a nossa persistência e a convicção de que tudo sempre pode ser feito melhor. Mostrou também que o sucesso está, geralmente, um pouco à frente do ponto em que a maioria desiste de tentar”, afirma o diretor executivo da Evne, Tarcísio Bonessi Júnior.

Para avaliar as empresas participantes, foram considerados os critérios empreendedorismo, liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Após a visita dos avaliadores voluntários capacitados pelo Prêmio, as empresas inscritas que devolveram o questionário de auto avaliação recebem um diagnóstico apontando oportunidades de melhoria para cada empresa.

“A iniciativa tem um ingrediente pedagógico de disseminação dos conceitos e das melhores práticas em gestão, pois as empresas recebem um relatório apontando seus pontos fracos e fortes para que continuem seu caminho em busca da excelência”, destaca a analista técnica do Sebrae/SC e gestora do Prêmio, Mariana Marrara Vittareli.

As vencedoras recebem certificados de reconhecimento e direito de uso do selo MPE Brasil, agregando valor à marca, e relatório de avaliação com dicas de melhorias na gestão da empresa. Os vencedores estaduais participarão da etapa nacional que será realizada em Brasília, no ano que vem.