Por: diario | 06/12/2018

Aconteceu nessa semana o lançamento do livro “Rio Itajaí onde a nossa história se encontra”, na Fundação Cultural de Rio do Sul. No momento foram distribuídos também exemplares para crianças da rede de ensino. O livro apresenta a história do rio, passada por diversas cidades da região. A obra é um projeto do Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), que desde 2013, ao assumir o compromisso de promover ações de conscientização em relação a necessidade de preservação do Rio Itajaí no Alto Vale, tem destacado a importância do rio.

As informações contidas nele fazem parte das expedições a campo realizadas neste ano por estudantes dos municípios de Lontras, Rio do Sul, Aurora, Ituporanga, Laurentino e Trombudo Central. O objetivo do CESAP é promover conhecimento e a sensibilização como fonte de inspiração em relação a importância da preservação ambiental do rio.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

O rio Itajaí abastece, alimenta e gera energia, está presente na paisagem e na vida de cada um de nós. Pensando nisso, a equipe do Programa de Educação Ambiental “O rio Itajaí pede nossa ajuda”, desenvolveu oficinas de fotografia e estudos de campo com alunos das escolas públicas localizadas na região do Alto Vale. Tendo como objeto e sujeito o rio, com a intensão de captar o olhar dos estudantes sobre ele. As imagens são recortes e fragmentos do mundo de crianças e adolescentes que anseiam por um futuro melhor, mais cuidadoso com o uso dos recursos naturais, nosso maior patrimônio comum.

Além da distribuição para as crianças da rede de ensino, é possível ler o exemplar na Biblioteca Municipal de Rio do Sul.

Susana Lima