Por: diario | 11/10/2018

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, pedalar e reunir a família no fim de semana, a Rota Taboão/Albertina é uma boa opção. Neste domingo (14), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com segmentos de bicicletas e proprietários rurais de Rio do Sul, vai realizar a segunda edição do Circuito Vale. Uma programação que envolve a prática esportiva, belezas naturais e atrativos rurais para os apaixonados por cicloturismo.

O objetivo do passeio ciclístico é incentivar o turismo rural e o desenvolvimento econômico da cidade, além do uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e qualidade de vida para a população. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Fiamoncini, o projeto foi construído junto com a classe produtiva dos segmentos de bicicletas.

“Convidamos os grupos de ciclistas, no ano passado, para uma conversa aqui na Secretaria e construímos isso juntos. Foi até uma solicitação deles, pra que nossa cidade tivesse um atrativo que pudesse potencializar o crescimento econômico no segmento de bicicletas. E a agricultura familiar tem muitos atrativos para oferecer aos ciclistas”, explica Paulo.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Nesta rota, serão oito atrativos rurais: produtos Christen, Queijos Holler, Doces Hoeller, Cabanha Ribas, Sítio Pontal das Águas, Sítio Brasil Caboclo, Pesque pague Nascente e Sítio Schlosser.

Como será um passeio ciclístico e aberto a família, os organizadores optaram por um espaço estratégico.

“Vamos fazer um passeio bonito, com saída do Parque Harry Hobus até Albertina, chegando lá, vamos em direção ao Pontal das Águas. O trajeto normal daria 27 quilômetros, mas como será um pedal íngreme, decidimos seguir direto para o bairro Albertina, que não tem tanta inclinação. As famílias podem levar os filhos, pois teremos todo o suporte necessário, desde a jabiraca, Guarda Municipal, até a ambulância”.

Paulo conta ainda que em agosto deste ano, na primeira edição do Circuito, na Rota Bela Aliança, o evento foi um sucesso e que desta vez, não será diferente.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

“Ficamos felizes, com o resultado da primeira rota, recebemos 300 ciclistas de várias regiões que vieram conhecer nossas belezas naturais. Isso é legal, porque prova que temos espaço para o cicloturismo e quem sabe podemos ampliar e levar esse circuito para cidades vizinhas”, ressalta.

 

Programação da Rota Taboão/Albertina

A concentração dos ciclistas será feita a partir das 8h no Parque Harry Hobus e com saída às 8h30 até o Pontal das Águas, em Albertina.
O cartão para o café colonial Doces Hoeller no valor de R$ 22, pode ser adquirido antecipadamente nos seguintes locais: Bicicletaria Canta Galo, JK Bike, WB Bikeshop, Bike Plus, Bike 2000 e no Pórtico da Praça Ermembergo Pellizzetti. As inscrições são gratuitas e crianças até 11 anos pagam a metade do café.

No local ainda terá um espaço para confraternização, trilha, cachoeira, música ao vivo e estandes de empresas parceiras ao evento.
Paulo ressalta ainda, que as perspectivas para o turismo na região são boas.

“No ano passado, Santa Catarina teve um aumento significativo no turismo de 6,7% e quem sabe neste ano a gente aumente essa porcentagem através do turismo aqui de Rio do Sul e convidamos os ciclistas, para que tenham um domingo diferente. Venham conosco pedalar. Contamos com a presença da grande maioria dos ciclistas da nossa região”, finaliza.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Jéssica Sens