Por: diario | 2 meses atrás

Os primeiros dias da 17ª Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) foram de medalhas para Rio do Sul, a cidade-sede. O município já conta com seis medalhas no total, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze. Até o momento, o destaque é a modalidade de Karatê, que já encerrou e fechou a participação com cinco pódios.

Enzo Ariel Vavassori conquistou o primeiro lugar no Kumitê para atletas com menos de 40 kg. O outro primeiro lugar foi com João Vinicius de Souza, no Kumitê Individual Masculino 65 a 70 kg. Já Beatriz Neumann ficou com o bronze no Kumitê de 45 a 50 kg. Lian Iago Malheiros também foi terceiro no Kumitê de 50 a 55 kg e Lucas Baptista Hack ganhou o bronze no Kumitê de 55 a 60 kg.

Além das medalhas, a modalidade de Karatê, no naipe masculino, contribuiu com os primeiros dois pontos de Rio do Sul no quadro geral. O time terminou no quinto lugar geral e a cidade já figura entre as 15 melhores da disputa. “Ficamos muito felizes com o desempenho dos nossos atletas, representaram muito bem a nossa cidade e ainda conseguimos pontuar para a classificação geral”, destacou o técnico Cleiton Kofahl.

A outra medalha da cidade de Rio do Sul na Olesc até o momento foi na modalidade de Ciclismo. Na disputa do Team Relay, a equipe rio-sulense terminou com a medalha de prata. O grupo foi formado pelos atletas Julia Eleutério, Gustavo Gehrke, Gabriel Metzger e Naraiana Antonia da Silva. O grupo só ficou atrás de Içara, que ficou com o título. Também nesta terça-feira aconteceram as disputas do cross country do Ciclismo, mas Rio do Sul não chegou ao pódio.

O Ciclismo, por sinal, movimentará a área central da cidade a partir das 14h de quinta-feira (12). O circuito será no Centro e os atletas percorrerão o trajeto por 15 voltas. A largada ocorre na Praça Central e alguns locais estarão fechados para a passagem de veículos. A outra prova do Ciclismo, o BMX, está prevista pela programação para esta quarta-feira, na pista do bairro Budag.

“Acredito que estamos organizando um grande evento para a cidade e região. É um grande trabalho feito pela nossa equipe, que não está medindo esforços para atender a todas as demandas. Inclusive, estou nos últimos dias percorrendo cada local com a equipe do governo para apresentar e comprovar todo o investimento e estrutura que realizamos nestes locais. Até sábado ainda teremos grandes disputas”, afirmou o superintendente da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul, Jeberton Fermino.

A Olímpiada Estudantil de Santa Catarina termina no fim de semana. No futsal feminino, os jogos eliminatórios já começam nesta quarta-feira, no ginásio do SESC. No masculino, que tem os jogos concentrados principalmente no SESI, a primeira fase termina nesta quarta. No basquete, onde as partidas ocorrem no ginásio do Colégio Ruy Barbosa, a quarta também será de jogos eliminatórios do feminino.

O judô terá apenas na quinta-feira o congresso técnico e as disputas acontecem na sexta-feira e sábado, no ginásio do Colégio Henrique Fontes. Já o Esporte Clube Concórdia recebe até o fim de semana os jogos das modalidades de Xadrez por equipes, e também do Tênis. O Tênis de Mesa, com a participação de Rio do Sul e Pouso Redondo, termina na sexta-feira de manhã com as disputas por equipes.

Daniel dos Santos/Esporte Alto Vale