Por: diario | 22/06/2019

Está sendo criada em Rio do Oeste, a Associação Rioestense de Combate ao Câncer. Para torná-la institucional, será realizada no dia 22 de julho, às 19h, na Câmara de Vereadores, uma Assembleia Geral com eleição da diretoria.

De acordo com a coordenadora da Associação, Alci Leia Padilha, toda a comunidade de Rio do Oeste pode participar e ajudar a eleger a diretoria durante a Assembleia. “O encontro servirá para criar de forma legal a Associação. Haverá eleição de presidente, vice-presidente, tesoureiro, e é muito importante a participação da população”.
Alci explicou ainda, que neste dia acontecerá também uma palestra, que vai falar sobre a prevenção do câncer. “Vai ser bem importante e interessante.

Nós já temos palestrantes agendados no dia 22 de julho, são profissionais do Rio de Janeiro, da Fundação Osvaldo Cruz, que vão falar sobre a prevenção do câncer”.

Segundo a coordenadora, o objetivo de criar a Associação, é de integrar e acolher as famílias que passam pelo tratamento de câncer. “E também o objetivo é de prevenir o câncer em todas as formas, porque ele é considerado uma doença que pode ser prevenida, e temos que trabalhar para que as pessoas não adoeçam e para que as que estão doentes, sejam acolhidas e tratadas”.

Mesmo antes de ser criada, as ações da Associação já estão acontecendo, como por exemplo a busca de pacientes que estão em tratamento. “Estamos indo de casa em casa visitar cada paciente, que hoje são 83 pessoas em tratamento com quimioterapia e radioterapia, para buscá-los para participar dessa Associação. A gente convida também toda a sociedade para participar e ser voluntário dessa causa”.

No momento, a Associação não terá sede e as reuniões serão realizadas na Câmara de Vereadores. “A intenção é de que até o fim do ano a Associação tenha uma sede”, completou. A equipe que está se dedicando à causa está também vendendo camisetas para arrecadar recursos para pagar o registro de abertura.

A Associação tem apoio da Administração Municipal de Rio do Oeste e de voluntários da cidade.

Elisiane Maciel