Por: diario | 31/05/2019

A medição divulgada pela Defesa Civil às 17h mostra que o nível do rio Itajaí-Açu  é 7,37m  e  começou a baixar aos poucos  em Rio do Sul, mas a situação ainda é de alerta na cidade e a cota de Inundação permanece em 8 metros e Atenção 9m.  Nesse momento o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) faz uma reunião para apresentar cenários e definir as próximas ações.

De acordo com a Defesa Civil, o sistemas meteorológicos mostram que a chuva se desloca para a região Norte do Estado, no entanto a população deve se manter atenta, porque estes cenários podem mudar, a exemplo do que ocorreu em 2017. Por isso a recomendação é de que as 34 famílias que estão nos cinco abrigos montados na cidade permaneçam nesses locais e não voltem para suas casas. Ao todo mais de 100 pessoas estão desabrigadas.

Em Rio do Sul o pico máximo do Rio foi por volta das 12h quando o nível chegou a 7,55m causando alagamentos em diversos bairros. A situação é considerada mais crítica na Cohab, no bairro Bela Aliança e Barra do Trombudo. A Defesa Civil também mantém atenção redobrada aos deslizamentos que começam a ser registrados com mais frequência.

O órgão segue publicando atualizações de hora em hora nas redes sociais e o nível do rio também pode ser conferido em tempo real no site da prefeitura. O telefone para emergências é o 199 que funciona 24 horas por dia.

Por Helena Marquardt