Por: diario | 27/07/2018

Na tarde dessa quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Rio do Sul, foi discutido assuntos da compra e venda de produtos de origem, tanto animal como vegetal, produzidos por agricultores do município de Rio do Sul e também do Alto Vale. A reunião teve como objetivo efetivar essa ação para a comercialização legal dos produtos.

Uma das questões frisadas durante o encontro foi sobre a Lei de Nº 5897 de 19 de dezembro de 2017, qual dispõe sobre o Serviço de Inspeção Municipal, (SIM) e sobre os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de origem animal e vegetal para a comercialização.

Sobre a Lei que beneficia tanto quem produz e comercializa como o destinatário que quer comprar determinado produto, o vereador Cariso Giacomini explica que “todos os munícipios estão criando essa Lei municipal. A AMAVI contratará um veterinário e com o acompanhamento da AMAVI o SIM vai possibilitar a venda de vários produtos feitos pelos agricultores em diversos mercados, como queijo, melado, e podem vender para o Brasil todo, para todo o tipo de redes de supermercados”.

 

 

Cariso comentou ainda que em relação à Associação com 27 produtores rurais – que já comercializam para a merenda escolar – os produtores ainda tem muito produto para comercializar. Outro destaque comentado pelo vereador é que em média 100 agricultores poderão.

Questionado sobre mobilizar as entidades envolvidas para essa reunião o vereador comentou que o fato de ser técnico agrícola motivou a organizar esse momento para efetivação da ação e beneficiamento dos interessados.

“Estamos fazendo um meio campo para integrar todos os interessados para que fiquem a par das questões relacionadas ao SIM”, comentou.

Participaram do encontro o representante da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), da Prefeitura de Rio do Sul, representante da Cooperativa Agrícola, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de produtores rurais de Rio do Sul e do Alto Vale.

Serviço de Inspeção Municipal – SIM

O SIM Controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores uberabenses alimentos com qualidade e segurança garantida.

Tatiana Hoeltgebaum