Por: diario | 29/06/2019

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama, já conta com um espaço adaptado e bastante acolhedor para realizar exames preventivos gratuitos contra o câncer de mama e de útero, que devem ser disponibilizados para todas as mulheres da cidade a partir dos próximos dias. As “rosinhas” como são conhecidas inauguraram na sexta-feira (28), o container ambulatório que vai possibilitar ainda mais a atuação da entidade na prevenção.

Na cerimônia a presidente, Tayana Marchetti Meirelles, destacou a importância do novo espaço. “Temos a certeza que a comunidade ibiramense será beneficiada com a oportunidade de estar cuidando ainda mais da sua saúde, podendo assim detectar precocemente o câncer. A união dos setores público e privado proporciona uma melhora da qualidade de vida de toda a população e é isto que fazemos todos os dias, salvar a restaurar vidas”, disse.

Ela também agradeceu a todos que contribuíram para que esta conquista fosse possível. “Hoje queremos agradecer ao prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, que desde o início do nosso desafio, não mediu esforços para que nosso sonho se tornasse realidade. Primeiro com a cessão da casa para a sede da Rede e depois com o espaço para podermos realizar a grande conquista de fazer os exames para todas as mulheres ibiramenses. Ao casal Marina e Beto Grabowski, por contribuir com a construção das sapatas que sustentam o container, a médica Maria da Graça de Souza Feijó que doou equipamentos para complementar nossa sala de exames e toda a população que sempre contribui através de doações no pedágio, contribuições espontâneas, doação de roupas, ou como pode”, ressaltou em seu discurso.

No evento, a presidente ainda lembrou o trabalho incansável das voluntárias nesses pouco mais de dois anos da fundação da Rede Feminina em Ibirama. “Elas fazem de tudo para levar um pouquinho mais de conforto para quem precisa de muito amor, carinho e dedicação. Deixam suas casas, famílias ou até mesmo o lazer, para se doarem ao próximo”, completou.

Serviços oferecidos

Desde sua fundação, a  Rede Feminina de Combate ao Câncer atende pacientes que já tiveram ou têm câncer, através de visitas  e muitos outros serviços como atendimento psicológico, sessões de Yoga, arte terapia, roda de conversa, sessões de fisioterapia, tratamento odontológico, sessões de Reiki, atendimento de podologia, doação de prótese mamária externa e sutiã pós cirúrgico, doação de ultrassons e mamografias conforme a urgência e a condição socioeconômica da paciente e doação de medicamentos e suplementos, conforme necessidade e disponibilidade de recursos da RFCC.

Helena Marquardt