Por: diario | 21/09/2018

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama já definiu a programação do Outubro Rosa e além de várias ações voltadas a conscientização como panfletagem e diversas palestras, também vai distribuir 50 mamografias gratuitas para mulheres ibiramense com mais de 40 anos que quiserem fazer o exame.

A programação do Outubro Rosa inicia no dia 1º com uma abertura oficial na Câmara de Vereadores e também com a iluminação em rosa dos principais pontos turísticos da cidade através de uma parceria com o Núcleo da Mulher Empresária e Valdemar Correia Eletricista.
Já no dia 2, como já ocorreu no ano passado, haverá um Culto Ecumênico de Ação de Graças e celebração da vida na Igreja Martin Luther a partir das 19h30. No dia 4, a Rede Feminina promove uma palestra na Associação Empresarial de Ibirama (Aciibi) às 14h30 com a nutricionista Priscila Jaeger Hintz que vai falar sobre o “Cuidado Nutricional em Quimioterapia”.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

No dia 6, que é o Dia da Prevenção do Câncer de Mama, a Rede Feminina promove das 8h às 12h na praça da Igreja Matriz uma panfletagem de conscientização sobre a prevenção da doença. Na data serão doadas 50 mamografias, custeadas pela RFCC, para mulheres que tenham mais de 40 anos e desejem fazer o exame, que será realizado no dia 24 de outubro no hospital de Witmarsum.

De acordo com uma das coordenadoras da programação, Mercedes Dallabona, a prefeitura de Ibirama também será parceira desta ação e vai fornecer transporte gratuito para as mulheres.

“Essas mamografias serão doadas à mulheres com idade acima de 40 anos que precisam fazer. Quem tiver interesse pode nos procurar que serão atendidas com o maior carinho”, comentou.

Ela completa dizendo que durante a panfletagem do dia 6, também haverá parque inflável e atrações para as crianças em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ibirama.

Já outra organizadora da programação, a voluntária Tayana Marchetti Meirelles, lembrou ainda que durante todo o mês de outubro a entidade também promove palestras nos bairros, empresas sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e venda de camisetas, viseiras e sombrinhas do Outubro Rosa.

“Além disso, também queremos chamar a atenção da população para esse tema colocando vários outdoors pela cidade e mostrando que a prevenção pode realmente salvar muitas vidas. Ela é o melhor remédio, mas infelizmente a nossa cultura ainda não é essa. Acabamos esperando acontecer para depois tentar resolver. No entanto se nos cuidarmos mais, fizermos a prevenção com certeza viveremos mais e melhor”.

Helena Marquardt

Veja também as últimas atualizações: