Por: diario | 23/03/2018

O Presidente do Juventude Democrática do MDB de Santa Catarina Paulo Basílio, esteve em Rio do Sul na tarde desta quinta-feira (22). Paulo assumiu a responsabilidade em dezembro de 2017. O Projeto Juventude Democrática, com apoio do futuro candidato a Governador, Mauro Mariani (MDB), busca descaracterizar um pouco do movimento apenas partidário.

A intensão é convidar pessoas para debater a política com foco nos jovens e passar nas 36 regiões e criar a coordenação do Juventude Democrática em cada município. “Nomear os coordenadores regionais, nesse primeiro momento e, pedir que seja criado em todos os municípios, por Executiva Provisória ou Convenção, mas desde que tenha a juventude em cada um deles”, enfatizou Paulo.

Outro objetivo, após as definições de coordenações é buscar e instigar os jovens a participarem da política, dar voz às necessidades e ao que pode melhorar. O projeto pretende, sobretudo, dialogar com a sociedade e buscar as opiniões da juventude.

“Esse diagnóstico, é o coração do Juventude Democrática, e depois de efetivado nas 36 regiões, vamos compilar todos esses dados, de estatística. É uma pesquisa séria para criar a carta de Curitibanos. Pretende-se fazer um evento com o nosso pré-candidato a governador, que é o Mauro Mariano, e essa carta será um compromisso do futuro Governador com a juventude de Santa Catarina”, enfatizou.

O movimento procura ainda, ajudar o jovem a se encorajar e encarar a política com seriedade e compromisso. “Muita gente fica só observando, porque tem medo de partir pra linha de frente ainda”, explanou.

Para o vereador, Fernando Cesar Souza, o Nandu (MDB), a questão da presença dos jovens no âmbito político é de suma relevância e merece atenção. “A juventude apresenta ainda, uma rejeição muito grande perante a política. Diante de tudo o que aconteceu e vem acontecendo, temos uma responsabilidade muito grande, por estar no meio, temos a intenção de mudança, de buscar e propor novas ideias. Queremos trazer a juventude pra que volte a se interessar pela política. A dizer que há ainda uma esperança de mudança”, comentou.

O Presidente da Juventude do MDB em Rio do sul, Felipe Batisti, comentou sobre o desafio de assumir e movimentar a liderança do projeto na cidade e explanou sobre algumas peculiaridades do partido. “O PMDB esteve quatro anos no governo, e na verdade parece que quando você está dentro da estrutura do governo você consegue mais desmobilizar do que mobilizar – partidariamente –. É o que sentimos na nossa região, de você ter um partido organizado – como em 2012 que levou a uma candidatura –, e chegar quatro anos depois, com a coisa não da forma em que deveria estar nem no mesmo nível, apesar de ter uma estrutura de governo para poder sustentar”, frisou.

Formado em Administração Pública e ativo na política, Felipe destacou ainda que “é importante buscar a juventude que está querendo deixar a política de lado, não querendo se preocupar. A partir do momento que você não se preocupa com política, você não se preocupa com que está ao seu redor, é preciso diferenciar: política partidária é uma coisa, discute ideologias, política, na concepção da palavra, é você se preocupar com o bem comum, discutir o que as pessoas precisam, o jovem que não participa é preocupante”, frisou.

“Os políticos que hoje estão nos representando, há vinte, trinta quarenta anos atrás, estavam nos representando, era a juventude, participavam de movimentos, diretórios acadêmicos eram lideranças em suas comunidades. A juventude de hoje talvez não esteja querendo seguir esse novo caminho”, explicou.

O Coordenador Regional do Juventude Democrática do MDB do Alto Vale, Nilso Crespi, comentou também que o grupo de Rio do Sul conta com 25 jovens participantes. A expectativa é ampliar o número, trazer os jovens e começar a vincular algumas ações. O Deputado Aldo Schneider (MDB) e o Deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) são parceiros no projeto, apoiam e abraçaram a causa, visando à importância dos jovens em interagir e discutir o assunto.

 

Tatiana Hoeltgebaum

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de whatsapp. Clique aqui