Por: diario | 22/11/2019

 

Jorge Matias

 

Em Pouso Redondo a produção orgânica de frangos será incentivada e a atividade pode ser uma fonte de renda extra para produtores rurais. É que a Secretaria de Desenvolvimento Rural iniciou uma parceria com a empresa Villa Germania, de Indaial, para a orientação de todo o processamento das aves, garantindo um sistema dentro dos padrões de exigência da organização nacional e internacional com a intenção de aumentar a exploração desse segmento no Alto Vale.

 

Ao contrário do frango convencional, o frango orgânico é criado em liberdade e se alimenta de ração orgânica balanceada. As aves também estão livres de medicamentos e substâncias químicas, o que torna a carne mais saudável e de melhor qualidade.

 

A produção de orgânicos já vem sendo fomentada no município há cerca de dois anos. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural de Pouso Redondo, Luiz Alberto Pereira da Silva, atualmente cerca de 30 famílias trabalham com esse tipo de produto e a merenda escolar de toda a rede municipal de ensino é abastecida a base de orgânicos. “É importante expandirmos a produção para outras culturas. Hoje Pouso Redondo já tem uma quantia considerável de famílias que produzem orgânicos e, o objetivo, é justamente aumentar”, afirma.

 

A Villa Germania Alimentos é uma empresa que atua no ramo de produtos de origem animal desde 1996, atuando na exportação de carnes desde 2003. Atualmente, está habilitada a exportar para países como África do Sul, Chile, Argentina, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, Iêmen, Irã, Japão, Nova Caledônia e Peru, entre outros países com os quais mantém boas relações comerciais.

 

Conforme o veterinário da empresa, Rordejan Souza, a intenção do projeto é expandir a produção de frango orgânico em outras cidades, e Pouso Redondo será pioneira nessa área. “Percebemos a demanda no mercado e estamos buscando cidades parceiras para executar o projeto”, completou.

 

A particularidade na produção da Villa Germania é que a empresa é a maior produtora de carne de patos da América Latina, com frigorífico especializado para o abate, corte e processamento de aves dessa espécie. Com a finalidade de expansão da marca e diversidade de espécies, aliado às demandas de mercado, a empresa tem como meta para o ano de 2020, sua entrada no mercado de produtos orgânicos, produzindo frango em Pouso Redondo.