Por: diario | 21/02/2018

Seu Iraldo Gubler é empresário e faz parte de uma cooperativa há aproximadamente 12 anos. Sempre está presente nas assembleias. “Participar de uma cooperativa é poder fazer parte das decisões tomadas por ela. As assembleias são importantes exatamente porque podemos saber de detalhes e dar nossa opinião sobre o que queremos do futuro”, ressalta.

A possibilidade de participar das decisões pode ser um dos fatores que fazem a adesão das cooperativas, como as de crédito, ser cada vez maior. Elas crescem, em média, 20% ao ano, número superior aos médios e grandes bancos. “Só na Viacredi Alto Vale o número de ativos cresceu 25% no último ano. Nas assembleias, todos ficam cientes dos resultados, das conquistas e também dos planos de trabalho que serão seguidos”, destaca o Diretor Executivo da Viacredi Alto Vale, Ricardo da Silva.

A Viacredi Alto Vale realiza, desde o dia 3 de fevereiro, os eventos assembleares. Serão mais de 150 encontros nos municípios de Presidente Getúlio, Ibirama, Lontras, Rio do Sul, Pouso Redondo, Agrolândia, Trombudo Central, Taió e Ituporanga. A intenção é reunir mais de 10 mil cooperados nos eventos assembleares. O primeiro encontro em Rio do Sul aconteceu nesta terça (20), às 19h30min, na Comunidade Católica São Sebastião, na Estrada Blumenau. “É importante lembrar que é possível também assistir aos eventos assembleares a distância, através do site do Progrid”, frisa Ricardo da Silva. Se você faz parte de uma cooperativa, saiba por que participar das assembleias é tão importante:

– Para discutir e aprovar, por meio do voto, questões fundamentais da Cooperativa.
– Para conhecer as ações realizadas, esclarecer dúvidas e apresentar sugestões ou críticas.
– Para praticar efetivamente o segundo princípio do cooperativismo, que é a gestão democrática pelos membros.
– Para contribuir com o desenvolvimento e a solidez da cooperativa, o que acaba refletindo na comunidade onde se vive.

 

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de whatsapp. Clique aqui