Por: diario | 31/05/2013

Autoridades estiveram presentes na abertura da 17ª Expofeira Estadual do Leite que ocorreu ontem

A 17ª Expofeira Estadual do Leite foi aberta oficialmente ontem pela manhã no Parque Municipal de Eventos de Presidente Getúlio – Camioneiros. Várias autoridades participaram da solenidade. Entre eles o deputado estadual Dirceu Dresch (PT) que, instituiu como lei, há quatro anos, que a festa entrasse no calendário de eventos do Estado. “Fizemos também com que a cidade fosse considerada a Capital Estadual do Leite. O produto pode ser considerado no estado quase que o ouro branco e também para a agricultura familiar. Porque em torno dessa atividade se constrói toda uma questão comercial, industrial de equipamentos e de insumos para essa cadeia produtiva. Presidente Getúlio pode ser considerada a cidade modelo nessa questão”, garantiu o deputado.

Na abertura tiveram apresentações culturais e a mascote da festa ‘Getulina’ também marcou presença. “Estamos com uma expectativa muito grande. O pavilhão está todo preparado, o público já marcou presença. Muitas autoridades vieram prestigiar a abertura. E até domingo serão muitas as atrações para o público. A entrada no parque é gratuita, e os passaportes para os bailes e também para o show nacional com Papas da Língua pode ser adquirido até a noite de sexta-feira (hoje)”, contou o Prefeito de Presidente Getúlio, Nilson Stainsack.

A festa esse ano vem com novidades, uma delas é a casa da Getulina. A gastronomia é feita por entidades e associações do município. O churrasco é organizado pelo CTG Porteiro Getuliense. “Nós resolvemos prestigiar as entidades aqui do município. A gastronomia de Presidente Getúlio é muito rica, precisamos mostrar isso para os visitantes”, comentou o vice-prefeito, Ingo Braatz. Outra novidade é a Feira de Indústria e Comércio, nos estandes estão disponíveis para população além do artesanato, roupas, calçados, móveis e doces. “O que nos surpreendeu foi que os espaços foram vendidos em um dia. Isso mostra que os empresários investem na festa, querem mostrar os seus produtos aqui. Fora as exposições do lado de fora com carros, implementos agrícolas, isso só nos da à certeza de que a festa está crescendo cada ano mais e mais”, afirmou o prefeito. No Palácio do Leite tem degustação de produtos a base de leite. O Museu do Leite, com implementos utilizados na ordenha antigamente também é bastante procurado pelos visitantes.

Durante a solenidade foi aberto oficialmente também o Concurso de Tomadores de Leite em Metro. Autoridades e também a rainha da Expofeira competiram. O vencedor foi o prefeito Nilson Stainsack, com 2 minutos e 23 segundos. Como forma de homenagem e também agradecimento ele entregou a medalha para o deputado estadual Jean Kulhmann (PSD), que o foi o segundo colocado. O deputado ajudou o município com uma verba de R$ 100 mil para realização da festa esse ano. “A festa representa a valorização da agricultura do agricultor que é a pessoa que faz o município crescer. Acho que essa festa mostra pra todo o estado e também pro país a força que a região tem, isso é muito importante”, comentou o Kulhmann.

Na Expofeira é possível ver o trabalho da agricultura familiar. “Nos últimos anos o interior se mostrou envelhecido, os jovens estão saindo e o êxodo é uma realidade, então essa atenção especial aos agricultores talvez é uma das prioridades. E essa festa é um exemplo, o município mostra a valorização a esse trabalho tão importante para a economia do município”, explicou o secretário de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Roberto Ferrari.

“Toda a população do Alto Vale está convidada a participar da 17ª Expofeira Estadual do Leite. Até domingo muitas atrações foram preparadas com muito carinho pela administração municipal”, finalizou Stainsack.