Por: diario | 03/07/2019

A Comissão Central Organizadora da 25ª Expofeira Nacional da Cebola, apresentou na sessão desta segunda-feira (1º de julho), na Câmara de Vereadores de Ituporanga, o valor da prestação de contas da festa. De acordo com o balancete financeiro, a maior festa agrícola de Santa Catarina deu um prejuízo de R$ 693.651,80.

De acordo com o vereador e presidente da Câmara, Adriano Coelho, a Casa Legislativa protocolou um requerimento de pedido de informação sobre a prestação de contas, já no último mês, e o balancete foi entregue nesta semana. “A Câmara lamenta a demora na prestação das contas da festa e o grande prejuízo que impacta em problemas nos serviços essenciais da cidade. Nestes números não estão muitas despesas de manutenção do parque, como cascalho, mão de obra pública, entre outros e a Câmara protocolou também um pedido de auditoria no Tribunal de Contas do Estado, que já foi aceito e que vai auditar as contas das festas de 2019 e de 2017”.

Já para o presidente da Comissão Central Organizadora, Adriano Velho, o resultado financeiro não representa prejuízo. “A avaliação que nós temos, de acordo com a situação que nós pegamos da festa, é uma avaliação positiva. Nós fizemos um evento com uma adversidade de tempo, pegamos um fim de semana chuvoso em que nós ainda conseguimos fazer uma grande Festa da Cebola, com uma grande abertura, com o maior desfile de máquinas agrícolas de Santa Catarina”.

Ele disse ainda, que considera o resultado positivo, já que o evento ajuda a divulgar Ituporanga e movimentar a economia da cidade e da região. “Nós fizemos um evento para divulgar nosso município, nosso agricultor, valorizar nossa agricultura que é forte, valorizar nosso comércio, nossa indústria.

O pessoal hoje fala de um balancete com lucro ou prejuízo e o objetivo do Município nunca foi obter lucro, e sim as receitas equilibrarem com as despesas. Tem anos que se consegue alcançar isso tem anos que não dependendo de como é o andamento do evento. Eu considero que o resultado não é de prejuízo, mas de investimento para toda a região. Nós desenvolvemos o município, nós criamos oportunidades para o nosso comércio, nosso agricultor, nossa indústria, nós premiamos o nosso agricultor na exposição de cebola com investimento de R$ 36 mil em premiação e tantos outros benefícios que estiveram presentes na festa”.

Elisiane Maciel