Por: diario | 25/06/2017

Na expectativa pelo recurso do Fundam 2, anunciado pelo governador Raimundo Colombo na quinta-feira (22), os municípios do Alto Vale estão projetando melhorias. Em Santa Terezinha, a administração municipal planeja usar o dinheiro, que ainda não tem data para ser liberado, para obras de pavimentação. De acordo com o que foi informado pelo governador, os municípios menores da região devem receber cerca de R$ 1 milhão, os maiores cerca de R$ 4 milhões. A prefeita de Santa Terezinha, Valquiria Schwarz, comentou, no evento, que a cidade tem uma demanda reprimida na pavimentação. Uma das prioridades é a ligação asfáltica no trecho de um quilômetro e 400 metros na estrada da localidade de Alto Santa Terezinha, que segundo a prefeita, é necessária “para o desenvolvimento, para o progresso, para vinda de indústrias”. A estrada faz a ligação com o Planalto Norte, e é muito utilizada para a escoar a produção agrícola.

Valquiria comentou sobre a importância do trecho para os moradores. “É a chegada da cidade, é um trecho onde 90% dos munícipes usam para vir até o Centro, o Posto de Saúde, então é de muita importância”, declarou. A prefeita ainda salientou que no município, muitas estradas ainda não são asfaltadas. “Santa Terezinha tem uma quilometragem bem grande de estradas, que ultrapassa 1.700 quilômetros de estrada de chão. O município faz divisa com o Planalto Norte e com o Alto Vale, com o povo muito trabalhador e com a principal atividade econômica a agricultura, chega a próximo a 9 mil habitantes”, ressaltou.

 

Gestão em 2017

 

Na entrevista, a prefeita de Santa Terezinha falou sobre os trabalhos realizados neste ano no município. Valquiria está no primeiro mandato e era vereadora na cidade, antes de assumir a Prefeitura. “Iniciamos os trabalhos com a organização das secretarias, planejando, organizando, com bastante economia. Assumimos em janeiro com as folhas de pagamento ultrapassando os 55%, sabendo que tem um limite. Assumi com apenas dois secretários a frente das secretarias, de Saúde e de Administração e nas outras eu deixei funcionários efetivos, agora aumentamos para quatro secretários.  Nomeamos o secretário da Agricultura e secretário da Educação também”, contou.

Por meio de licitações, a administração municipal comprou veículos. “Compramos dois veículos para a Saúde, para melhorar o atendimento para a Saúde, sendo que nosso município não tem hospital e nós temos que deslocar os pacientes para outros hospitais. Também já adquirimos dois veículos para a Secretaria de Agricultura, para auxiliar na entrega da merenda escolar provinda da Agricultura Familiar. Compramos também agora, na semana passada, por meio de licitação, um micro-ônibus para melhorar a qualidade do transporte escolar”, informou a prefeita.

Por fim, a prefeita comentou sobre a expectativa com recursos externos que serão aplicados no município, a exemplo do Fundam e de emendas do Governo Estadual. “Temos agora muitos projetos, muitos cadastros feitos nos ministérios, estamos aguardando a liberação, emendas parlamentares dos deputados estaduais também, para a Saúde, para a Agricultura e contando agora com esse recurso que o Governo do Estado vai disponibilizar através do Fundam 2”, declarou.

 

Suellen Venturini