Por: diario | 30/04/2019

O prazo final para realizar a declaração do Imposto de Renda é hoje, até às 23h59, mas mesmo assim, menos de 80% dos 30 milhões de brasileiros já declararam. Em Santa Catarina, de acordo com o último levantamento feito pela Receita Federal na manhã desta segunda-feira (29), cerca de 209 mil contribuintes ainda não haviam feito a declaração.

Até as 11h desta segunda-feira (29), a quantidade de catarinenses que ainda não haviam regularizado a situação era de quase 15% do 1,3 milhão de declarações esperadas. No Brasil, até o mesmo horário, 23.943.726 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal.

A Receita alertou que a pessoa obrigada a declarar que perder o prazo, ficará sujeita a uma multa, sendo que o valor pode variar de acordo com o período do atraso e também com o valor do imposto que deveria ter sido declarado. É estipulado uma multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido.

Para declarar, a orientação é que as pessoas procurem profissionais da contabilidade, evitando assim possíveis problemas com a Receita Federal.

Elisiane Maciel