Por: diario | 12/01/2018

Começou nesta quarta-feira (10) em Pomerode, no Vale do Itajaí, a 35ª edição da Festa Pomerana. A programação reúne música, gastronomia e competições típicas até 21 de janeiro. A festa será realizada no Parque Municipal de Eventos de Pomerode. Esta é a festa de tradição alemã mais antiga realizada na região catarinense conhecida como Vale Europeu.

Entre as novidades deste ano, está o 1º Encontro de Tocadores de Teufelsgeige, que deve reunir 20 competidores no domingo (14), a partir das 13h. Segundo a organização, o instrumento percussivo é conhecido como ‘violino do diabo’ e deve ser fabricado pelo próprio instrumentista.
A gastronomia da festa inclui pratos típicos e chopes em 16 boxes e restaurantes. Já entre as brincadeiras típicas está a Alles Wurst, na qual os competidores precisam comer um salsichão de 23 centímetros, no menor tempo possível.

Outras competições são corrida com o carrinho de mão, cabo de guerra e a Meterbier, onde os participantes têm que beber 600ml de chope diretamente da tulipa. O que for mais rápido, vence. Entre as atrações musicais está a banda alemã Musikkapelle Chieming, formada por instrumentos de sopro tocando em marchas e canções tradicionais alemãs.

A diretora executiva da Fundação Cultural de Pomerode, frisou que a expectativa é receber mais de 80 mil pessoas de todos os cantos do país e até de outros países. Dentro da festa, terão pessoas habilitadas a se comunicar em português, alemão e inglês.

Ingressos

No primeiro dia do evento, assim como na próxima segunda (15) e terça-feira (16), a entrada é gratuita. Diariamente, crianças de até 12 anos e visitantes com trajes típicos completos não pagam ingresso. O último dia do evento terá acesso gratuito a partir das 15h30. Os ingressos de domingo à sexta custam R$ 10 e, nos sábados, R$ 25. Pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores têm direito à meia-entrada.