Por: diario | 1 mês atrás

 

Diante do cenário de renovação política, que inclui também um novo perfil de eleitor, os partidos já planejam filiar lideranças jovens para compor seus quadros de olho nas eleições municipais de 2020. A expectativa é ter um contato mais próximo com este novo público, principalmente no diálogo pelas redes sociais, para fazer parte desta nova linguagem. É justamente esse o objetivo do MDB que busca novas lideranças políticas nos 28 municípios do Alto Vale por meio programa MDB Jovem.

 

Esta preocupação está nos discursos das lideranças e dirigentes dos principais partidos, principalmente aqueles que tiveram resultados ruins nas últimas eleições. Um dos exemplos é o próprio MDB, que depois de perder o pleito estadual nas eleições de 2018, está à procura de novas filiações.

 

Conforme o presidente da executiva do MDB Jovem em Rio do Sul, Nilso Crespi, que também integra a executiva nacional e é vice-presidente do diretório estadual, atualmente o partido tem grupos formados em apenas cinco municípios da região: Rio do Sul, Ituporanga, Laurentino, Agronômica e Agrolândia.

“Estamos trabalhando para implantar o diretório, pelo menos o provisório que precisa de 10 pessoas, em todos os municípios do Alto Vale”, explica.

 

Para capacitar os jovens, o partido promove algumas ações que visam preparar os novos filiados à uma possível carreira política.

“Serão realizadas palestras e capacitações como o curso de oratória que foi uma parceria do partido com a Fundação Ulysses Guimarães”, comenta.

 

Ainda de acordo com Crespi o objetivo do programa é buscar algo novo na política e fazer a diferença.

“É preciso procurar conhecimento e participar da política. A participação do jovem é fundamental porque a política é a arte de ajudar as pessoas”, completa.

 

O programa MDB Jovem também conta grande auxílio dos deputados da sigla Jerry Comper e Rogério Mendonça Peninha.

“Os deputados estão cientes de que a política necessita de renovação. Jerry e Peninha são grandes apoiadores do programa”, destaca.

 

Para participar do MDB Jovem é necessário estar com o título de eleitor regularizado e ter entre 16 e 35 anos de idade.

 

Jorge Matias