Por: diario | 20/07/2017

O prefeito de Witmarsum, César Panini (PSD), tem concentrado ações de Governo para desenvolver a Agricultura no município. O trabalho envolve melhoria das estradas do interior e a distribuição de insumos para melhorar o resultado da atividade agrícola das famílias rurais.

A matéria-prima para a manutenção das estradas vicinais está assegurada, o Município possui duas minas de cascalho, material que vai garantir a conservação das extensas vias pelo interior. “Nós sempre tínhamos essa dificuldade, hoje nós temos uma cascalheira comprada para a exploração dos quatro anos da nossa Administração inclusive com detonação feita e também a segunda mina de pedra sendo detonada” disse. Panini comenta que o estoque de material é suficiente e traz tranquilidade para a Prefeitura. “Estamos com duas jazidas e isso traz um certo alívio na questão de atendimento das estradas rurais, sendo que nosso município tem muita estrada de rodagem rural”, acrescentou.

Além do cascalho para as estradas, que atende principalmente as famílias das localidades do interior, outro estoque que vai atender as famílias rurais, e de forma exclusiva, é o de calcário. O Município adquiriu 3.070 toneladas do mineral, sendo que a maior parte já foi distribuída para os agricultores.

“A gente vem fazendo um atendimento recorde em distribuição de calcário, 2.800 toneladas já foram distribuídas para os agricultores em tempo hábil, fato inédito no município”, afirmou.

A Administração aposta na diversificação da produção agrícola, segundo o prefeito uma das culturas que está em implantação no município é a de uva. Outra medida que a Prefeitura busca é o processamento dos produtos, dentro do próprio município. “Estamos com estudos de várias agroindústrias para que o agricultor também processe o seu produto e que Witmarsum crie uma marca dos seus próprios produtos”, comentou Panini.

Uma das primeiras culturas que deve receber forte investimento é a do leite, recursos já estão assegurados para a armazenar a produção diária nas propriedades de Witmarsum. “Estamos também com uma emenda já confirmada do Centro de Armazenamento e Resfriamento de Leite do município, com uma capacidade de até 50 mil litros de leite por dia”, declarou o prefeito.

 

Saúde

No atendimento à Saúde, Panini comenta que Witmarsum já é referência em algumas especialidades como mamografia e exames de radiografia. Agora o município busca mais um equipamento para ser referenciado entre os municípios próximos. “Estamos adquirindo um aparelho de ultrassom para se tornar referência para atender vários municípios”, disse.

O prefeito explica ainda que a Saúde, tem passado por reformulação e que os moradores agora contam com atendimento diretamente no Hospital e Maternidade Madre Alphonsa. “Estamos fazendo atendimento direto à população no hospital, usando a associação hospitalar para que as pessoas sejam bem atendidas”, concluiu.

Albanir Júnior