Por: diario | 2 semanas atrás

Tornar o Natal dos idosos do Abrigo Mão Amiga (AMA) um pouco mais feliz. Esse é um dos principais objetivos da campanha Padrinhos de Amor, que é desenvolvida pela Associação de Voluntários do AMA. A ação oportuniza que pessoas da comunidade apadrinhem os idosos e os presenteiem com singelas lembranças.

A coordenadora do grupo, Rafaela Magarinos, explica que antes de iniciar a campanha é feita a consulta com os idosos, para que eles expressem o que gostariam de ganhar, como forma de atender as expectativas de cada um. “Os desejos são os mais simples, como camisetas, chinelos, chocolates, hidratantes, enfim, são realmente lembranças muito simples, mas que para eles serão muito especiais”, declara.

Esse é o quarto ano que a campanha Padrinhos de Amor é desenvolvida, e a cada ano mais pessoas voluntárias têm aderido, fazendo a adoção e sendo padrinhos de um dos idosos. “No ano passado, tínhamos como limite um padrinho por idoso, nesse ano resolvemos ampliar, para que mais pessoas se envolvam no projeto”, comenta Rafaela.

A coordenadora da Associação de Voluntários explica ainda que o evento é aguardado o ano inteiro pelos internos. “É um dia diferente. São várias pessoas que vêm nesse dia até o abrigo, interagem com os idosos e trocam essas experiências”, destaca.

Neste ano o encontro entre os Padrinhos de Amor e os idosos será no domingo, dia 10 de dezembro. A programação inicia às 15h e será realizada nas instalações do AMA, onde o ambiente será preparado para que “padrinhos” e “afilhados” possam conversar e confraternizar.

Quem tem interesse em adotar um idoso pode entrar em contato com o AMA através do telefone (47) 3533-3745, e a equipe vai fornecer o nome de um dos idosos e passar a sugestão de presente. “Lembrando que são apenas sugestões das lembranças que são feitas pelos idosos, os padrinhos podem levar o que consideram interessantes e que têm possibilidades. O mais importante é a presença e a confraternização”, explicou Rafaela.

O AMA está hoje com sua capacidade máxima de atendimento. São 60 idosos internos, atendidos pelos profissionais da entidade.

Pedágio Solidário será realizado no próximo sábado

Por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, o Abrigo Mão Amiga depende muito de doações para conseguir manter os atendimentos. Como forma de buscar o apoio da população e reforçar o caixa para o fechamento do ano de 2017, será realizado no sábado, dia 9 de dezembro, a 1ª edição do Pedágio Solidário do AMA. “Serão sete pontos de arrecadação, e o pedágio vai ocorrer entre às 7h30 e às 12h30”, explica a psicóloga da entidade, Roberta Rozar.

Para a realização do pedágio é necessário o auxílio de voluntários para realizar a coleta nos pontos pré-definidos. “Já temos uma boa quantia de pessoas que já se dispuseram a auxiliar, mas precisamos de mais voluntários. Quem tiver disponibilidade pode nos procurar no abrigo durante a semana, que vamos ficar muito felizes”, comentou.

Os recursos arrecadados com o 1º Pedágio Solidário serão destinados para auxílio no fechamento das contas de 2017. “Queremos convidar todas as pessoas que passarem pelo Centro de Ituporanga no sábado, que deixem sua colaboração e auxiliem o AMA, que tem desenvolvido esse trabalho tão bonito em prol dos idosos da nossa região”, finaliza.

Adriane Rengel