Por: diario | 10/10/2017

Diversos municípios do Alto Vale continuam engajados na campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre as formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Salete, a programação do mês foi aberta na manhã da última sexta-feira (6), com a Caminhada Outubro Rosa. Na ocasião, participantes levaram para diversas ruas do Centro da cidade cartazes, folders e balões alusivos à campanha.

A programação continua nesta terça-feira (10), com uma fisioterapia preventiva para idosos e profissionais do setor da Saúde. A ação será realizada às 8h, na Praça Raimundo Tamanini, no Centro da cidade. Após as atividades, todos os participantes receberão um lanche saudável, com frutas.

No sábado (21), a população poderá participar do Dia da Beleza, uma ação que tem o intuito de valorizar e promover a autoestima das mulheres. Atividades como cálculo de índice de massa corporal (IMC), dicas nutricionais, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, maquiagem, limpeza de pele e manicure estão na programação do dia. A ação acontecerá a partir das 8h30, no Clube Esportivo e Recreativo Salete, localizado no bairro Cachoeira.

Já na terça-feira (24), uma palestra ministrada pela médica ginecologista, Luísa D’Avila Strelow Pabst, abordará a saúde da mulher moderna. Depois da conversa, haverá bingo e confraternização entre os participantes. O encontro está marcado para às 19h, nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro.

Para fechar a programação do Outubro Rosa em Salete, na quinta-feira (26), a partir das 19h, será realizada a Ginástica na Rua. Na ocasião, profissionais de educação física irão comandar uma aula gratuita de jump, step, aeróbico e alongamentos. A ação acontecerá em frente à sede da Secretaria de Saúde, na rua Espírito Santo, no Centro da cidade.

Rio do Oeste

No município de Rio do Oeste, a Secretaria de Saúde irá promover o “Dia D” do Outubro Rosa, que será realizado no sábado (21). Neste dia, a Unidade Básica de Saúde Prefeito Genésio Vasselai, localizada ao lado da Prefeitura Municipal, ficará aberta das 8h às 17h para a realização de exames. “A equipe foi convidada a trabalhar nesse mês vestindo a camiseta na cor rosa e a UBS recebeu decoração temática”, declara o secretário Rivelino Nolli.

O principal procedimento programado para o “Dia D” é o exame preventivo. Dependendo das necessidades de cada paciente, haverá também encaminhamento para o exame de mamografia. Os agendamentos para atendimento no dia 21 devem ser feitos com antecedência na recepção da Unidade Básica de Saúde Prefeito Genésio Vasselai.

Taió

Já em Taió, durante todo o mês de outubro o prédio da Prefeitura, o Museu Paleo-Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen, e outras repartições públicas serão iluminadas pela cor rosa. Assim como em outros municípios que aderiram à campanha, o objetivo é chamar a atenção da população para a prevenção do câncer de mama.

Carolina Ignaczuk