Por: diario | 23/08/2019

Depois de oito anos de movimento comunitário, panfletagens, abaixo-assinado, outdoors e muitos pedidos a diversas lideranças políticas, será assinada nesta segunda-feira (26) a ordem de serviço para o início da obra de revitalização de um trecho de cerca de 2,3 quilômetros da Estrada Blumenau. O ato será no salão da Capela Santo Antônio, ao lado da Escola Luis Ledra, no bairro Taboão, a partir das 20h.

O primeiro trecho está orçado em R$ 7.384.635,32, investimento que será feito através de financiamento contratado via BNDES. A obra será executada pela empreiteira MG, de Ibirama, que foi a vencedora da licitação e o prazo de conclusão é um ano.

O empresário e membro da Associação de Moradores do Bairro Taboão, Marco Aurélio Demarchi, lembra que “A expectativa é muito grande porque foram muitos anos de luta. Foram mais de 50 reuniões e ações como carreata, panfletagem, outdoors, pedidos na Prefeitura, Câmara de Vereadores e até Assembleia Legislativa, tentando conseguir o projeto que foi uma passo muito lento, mas finalmente vai sair”, comenta.

Na opinião dele, a participação de todos é fundamental e para convidar a população o grupo fez inclusive uma panfletagem em pontos de maior movimento. “A comunidade precisa entender como vai ser o processo, principalmente se preparar porque sabemos que haverá transtornos como interrompimento do abastecimento de água, energia, fluxo do trânsito, mas essa é uma obra grande e que vai beneficiar os moradores”, disse.

Já o presidente da União das Associações de Bairros de Rio do Sul, Patrick Munzfeld, ressalta a importância da união de todos os moradores para que essa conquista finalmente saísse do papel. “Foi muito importante o trabalho comunitário e a força da União nessa questão da Estrada Blumenau, inclusive com a força das associações dos bairros Barra do Taboão, Taboão, Bremer, Bela Aliança, Rainha e Navegantes. Diante de todos os esforços a Prefeitura se sensibilizou para realizar essa grande obra, que é um sonho dos munícipes e gestor do Executivo”, completou.

Um estudo feito pelo setor de trânsito da cidade calcula que 17 mil veículos passam diariamente pela via e para o prefeito José Thomé, isso demonstra a importância da revitalização do primeiro trecho da Estrada Blumenau. “Será fundamental para a continuidade do crescimento da cidade, melhoria do fluxo de trânsito e acesso dos moradores aos bairros Taboão, Bremer, Bela Aliança, além de facilitar a circulação para parte do bairro Santana e acesso ao Centro”, destaca.

Ele comentou ainda que o evento será histórico para toda a população, que aguarda há anos a revitalização. “Vamos apresentar todo o projeto do primeiro lote com a presença dos técnicos da prefeitura e também engenheiros da empresa vencedora e essa obra vai resolver o gargalo dos problemas de mobilidade em toda aquela região que é bastante grande e tem problemas antigos e por isso convidamos toda a comunidade para participar da assinatura”, afirmou.

A obra

A obra na Estrada Blumenau começa a partir da praça Gino de Lotto, conhecida também como “trevo da bicicleta”, no bairro Santana, partindo em direção ao bairro Taboão, até as imediações do cruzamento com a rua Brusque. Boa parte da via terá pista dupla nos dois sentidos, além de ciclovia. Uma obra complementar da prefeitura vai revitalizar a ciclovia em toda a extensão da Estrada Blumenau, até o bairro Bela Aliança.