Por: diario | 01/08/2017

Dois carros pegaram fogo no Alto Vale no fim de semana. Um deles, um Renault Master, que pertence a uma empresa de Rio do Sul incendiou logo após colidir contra um poste, na Avenida Paulo Marcelino Fernandes, no Centro de Rio do Campo, na madrugada de sábado.

No outro caso, o veículo pegou fogo depois de uma pane. Francieli Kopsch, 33 anos, tinha emprestado o veículo para a irmã. Ela conta como aconteceu. “Eu emprestei o carro para ela, porque ela ficou sem bateria. Ela foi buscar a filha dela em Presidente Getúlio e daí quando ela viu começou a sair uma fumacinha de dentro da carro e ela resolveu virar para achar um posto e ver o que era, mas quando ela virou ela disse que já travou o volante e começou a piscar as luzes dentro do carro e daí em questão de minutos começou a pegar fogo”, explicou Francieli.

O susto foi grande, mas a irmã de Francieli não se machucou. Ela saiu do carro e pediu ajuda, mesmo assim, o carro ficou completamente destruído. Segundo Francieli, várias pessoas tentaram apagar o fogo com extintores de incêndio, mas não deu certo. “O pessoal todo foi muito solidário, eu até queria agradecer as pessoas que ajudaram ela, por que na hora nem conseguimos agradecer”, comentou.

De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul, João Henrique Sabino, a mulher agiu corretamente. Em situações como essa, o correto é a pessoa parar e tentar apagar o fogo, assim como pedir a ajuda dos Bombeiros ou da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “O que as pessoas não devem fazer é continuar andando com o carro se perceber que ele está com fumaça. Devem parar o carro e procurar ajuda”, disse Sabino.

Ele ainda ressalta que para prevenir incêndio como este, causados por uma pane, é necessário ter o carro sempre com a manutenção em dia. O bombeiro também orienta sempre ter um extintor dentro da validade no veículo. “A legislação não está mais cobrando os extintores nos automóveis, mas como uma forma preventiva é bom que as pessoas mantenham o extintor dentro do carro”, comentou.

Suellen Venturini