Por: diario | 08/05/2019

Morreu na manhã desta terça-feira (7), o prefeito de Vidal Ramos, Helmut Stoltenberg. Ele lutava contra um câncer no pâncreas e fígado descoberto há pouco tempo após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O velório aconteceu no Clube Esportivo Internacional da Praça Stoltenberg e reuniu lideranças políticas e comunidade.

O falecimento aconteceu por volta das 7h30, no Hospital de Vidal Ramos, onde ele estava internado desde o dia 29 de abril. Helmut deixou a esposa e duas filhas.

Com 64 anos, ele já estava afastado das atividades à frente da Administração Municipal desde o dia 25 de março, quando ele sofreu um AVC isquêmico e, após exames, constatou-se o câncer no pâncreas e fígado, em estado avançado. O vice-prefeito, Odilmar de Souza, o Nego Souza, assumiu a Prefeitura desde então e agora assume o cargo definitivamente até o fim do mandato.

Odilmar disse que Vidal Ramos perde um grande político, mas sobretudo um amigo e irmão. “Vidal Ramos amanheceu triste em luto pela morte de nosso, parceiro, amigo e irmão. É uma perca irreparável, pela pessoa que ele era, tão querido por todos, uma pessoa que contribuiu muito na política, e nossa cidade perde muito com isso. Fica aqui nossas condolências à família Stoltenberg”, disse.

Ele decretou luto oficial de três dias no município e todas as repartições públicas ficaram fechadas no dia de ontem, incluído as secretarias e as aulas da rede pública de ensino, que também foram canceladas

Trajetória política

Natural de Brusque, Helmut mudou-se para Vidal Ramos em 1977 para administrar a empresa da família. Sempre muito participativo, esteve envolvido com ações na comunidade, sendo presidente do Clube Internacional da Praça Stoltenberg. Iniciou a carreira política pelo Partido Progressista (PP) em 1983 quando foi eleito vereador em Vidal Ramos. Em 2012 concorreu ao cargo de vice-prefeito e se elegeu ao lado de Laércio da Cruz, sendo reeleitos em 2016 até 2018, até a cassação de Laércio da Cruz.

Tatiana Hoeltgebaum