Por: diario | 26/05/2017

O jantar de posse dos novos membros da diretoria do Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale do Itajaí (Sinfiatec) reuniu empresários e representantes de entidades da região na noite de quarta-feira (24). A diretora do Senai de Rio do Sul, Graziela da Silva Branco, representou a Fiesc Alto Vale, e em seu discurso divulgou o Programa Melhoria do Desempenho Industrial (MDI), cujo principal objetivo é ajudar as indústrias a reduzirem o desperdício e melhorar a produtividade.

Em seguida, o público conheceu o diretor presidente da Círculo S/A, José Altino Comper, que ministrou a palestra “O valor do mercado”. Ele falou um pouco sobre a história da empresa, criada em 1938, e que atualmente emprega cerca de 1,3 mil trabalhadores. Além disso, a Círculo conta com 80 representantes comerciais e mais de 11 mil clientes em todos os estados, e exporta para 23 países. O faturamento deste ano deverá chegar a R$ 275 milhões.

Comper explicou a “grande sacada” que a Círculo teve ao entender que é o mercado que dita a demanda e o preço. Ele citou as principais ações administrativas praticadas nos últimos anos, ressaltando uma pesquisa com artesãos para identificar como os produtos podem ajudar no desenvolvimento rápido de peças, para que as mesmas possam ser vendidas com preços acessíveis. “O Brasil tem hoje 10% da população fazendo trabalhos manuais, que irão compor a renda da família”, completou.

Além disso, a Círculo decidiu fazer seu planejamento estratégico para três anos com revisões anuais, por conta das constantes mudanças no cenário político. “O que impulsiona e sustenta o crescimento são as diferentes ações e ferramentas administrativas, somamos a isso as estratégias de sustentabilidade ambiental, marketing forte e presença de mercado”, disse Comper. Outra solução criada pela empresa é dar cursos gratuitos de artesanato para incentivar as pessoas a consumirem os produtos. “Parece que nossas escolhas estão dando certo. Tivemos um crescimento de 20% nos primeiros quatro meses deste ano”, concluiu o diretor.

O vice-presidente da Fiesc Alto Vale, Lino Rohden, parabeniza o ex-presidente do Sinfiatec, Ivan Molinari, pelo excelente trabalho realizado em sua gestão e pela parceria nos projetos da Fiesc. Também deseja sucesso à nova diretora, em especial ao presidente, Pedro Leal da Silva Neto.