Por: diario | 16/10/2016

Helena Marquardt

A Associação de Moradores do bairro Taboão em Rio do Sul, que é uma das mais atuantes da cidade, está organizando um abaixo-assinado para cobrar de empresas a instalação de internet de fibra óptica. No bairro, quem precisa acessar alguns sites enfrenta problemas devido a qualidade do serviço, que atualmente é feito via rádio.

O vice-presidente da entidade, Marco Aurélio Demarchi, conta que o pedido do abaixo-assinado partiu dos próprios moradores. “Aqui no bairro temos uma dificuldade com os planos de internet há muito tempo já. A OI, que é a empresa de telefonia que poderia oferecer uma internet de mais qualidade, não tem mais estrutura física disponível pra isso. Eu era presidente da Associação há uns 10 anos e já tinha pedidos para aumento de linha de internet, mas na época eles já alegavam que não tinha possibilidade nem previsão de investimentos”, lembrou.

Ele conta que com dificuldade para utilizar o serviço, chegou a fazer contato até com a Anatel. “Para tentar que eles intercedessem junto, mas a Anatel também foi muito pouco prestativa nesse sentido e só me passou o contato da empresa, que me ligou dizendo que não faria investimentos porque para isso a central deles aqui precisaria ser ampliada”.

No bairro a internet mais utilizada é a via rádio, que não tem deixado os moradores satisfeitos porque não pode ser instalada em vários pontos e também tem pacotes bastante limitados de no máximo dois megas, o que quase inviabiliza o acesso a muitos sites como redes sociais,  jogos ou filmes.

“Então como a Unifique tem passado essa fibra, até por causa do pacote com TV, telefone e internet, fizemos contato com eles várias vezes porque temos interesse, porém fizeram em alguns bairros e era para ter chegado ao Taboão ano passado, mas ficou para esse ano. Agora falam que é para ser no ano que vem. E parece que os bairros que vão se mobilizando eles tem passado na frente então surgiu a ideia de fazer esse abaixo-assinado para ver se eles se sensibilizam”.

Exemplo de união

Através da organização e mobilização da comunidade o bairro já conseguiu diversas conquistas. Um exemplo disso é o aumento da segurança após a criação de um grupo no Whatsapp onde vizinhos ajudam no monitoramento e discutem temas importantes. Recentemente, também após um abaixo-assinado, o bairro garantiu ainda ônibus após às 22h30, o que beneficiou dezenas de estudantes.

O morador Patrick Münzfeld, ressalta que a qualidade da internet no bairro é bastante ruim e percebe lentidão para acessar diversos sites. “Lá também temos diversas outras necessidade como melhorias na própria rede de telefonia e rede de abastecimento de água.  Então é importante essa organização e iniciativa da Associação porque a qualidade de alguns serviços não é boa, a exemplo da internet. Até cheguei a conversar com a empresa e falaram que até o fim desse ano iriam passar a rede, mas é complicado, principalmente em dias que o tempo não está bom. Acredito que com esse movimento e pessoas reunidas teremos mais força.”