Por: diario | 08/08/2016

Julieti P. Largura

A pouco menos de uma semana para a abertura oficial da Feira da Habitação e da Construção Civil do Alto Vale do Itajaí (Habitavi), realizada pela Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), a montagem dos estandes está em fase de finalização e a programação dos eventos paralelos, definida. A feira acontece de 11 a 13 de agosto, quinta a sábado, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen.

De acordo com o coordenador de Feiras e Eventos da Acirs, Dirceu Antônio Dresch Junior, a expectativa é positiva. “Estamos em fase de montagem e finalização dos estandes. A expectativa é boa, os expositores investiram e vão caprichar muito na decoração, muito na oferta de produtos, tanto imobiliárias quanto construtoras, tem uma quantidade de imóveis a disposição da população que atende desde a classe mais baixa até a classe alta”, comentou.

Ele ainda sita a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil como parceiros financeiros importantes para que o visitante possa contar com o serviço completo caso tenha interesse em fechar negócios durante a feira, tornando mais rápido e fácil a simulação de empréstimos e créditos para a compra de imóveis.

Dresch conta que a organização estima um público de cerca de 10 mil pessoas nos três dias de evento e que paralelo à visitação da feira também estarão acontecendo diversas palestras gratuitas, direcionadas a várias áreas do setor de habitação e construção civil e sessão de negócios, em parceria com o Sebrae. A programação das palestras, assim como os horários de abertura da feira, estão disponíveis no site oficial www.habitavi.com.br.
Com relação ao volume de negócios esperado o diretor preferiu não estimar, já que é um ano atípico na economia nacional, mesmo assim está otimista. “O pessoal está um pouco mais animado, as pessoas estão se reorganizando financeiramente, e pode ser uma oportunidade de fechar um negócio legal, porque os preços vão estar mais baixos do que em anos anteriores”, falou.

O diretor também conta que uma das novidades desde ano com relação ao último evento realizado em 2014, é que o horário de abertura da feira no sábado será já as 10h e não as 14h como habitualmente. Ele afirma que um dos motivos que confirmaram a mudança foi o novo sistema de organização da praça de alimentação com o apoio do Núcleo Gastronômico da Acirs. “Vai ser um diferencial para o pessoal que está na cidade poder circular, vir visitar a feira, fazer uma visita e já fazer a sua refeição ali”, disse.

Praça de alimentação

A praça de alimentação da Habitavi 2016 está sendo organizada pelo Núcleo de Gastronomia da Acirs e a coordenadora, Luana da Rosa, conta que é um desafio aceito pelas empresas participantes e garante qualidade aos expositores e visitantes.

“Foi um convite feito pela diretoria da Acirs, e o núcleo aceitou o desafio. Estamos nos dedicando há alguns meses e uma comissão se reúne semanalmente. Montamos um cardápio bem diferenciado, com preços bem atrativos. Terão desde pratos executivos com massas, carnes, peixes, frango, tanto para o pessoal que está trabalhando quanto para o público poder provar uma comida gostosa e com um preço bem justo”, explicou.

Ela ainda conta que terá um container, uma espécie de Food Truck, que vai servir lanches e cafés, além de bebidas. “Montamos uma maneira bem prática com senhas e as mesas serão mais rústicas, será um ambiente bem bacana para quem quiser vir visitar a feira e fazer negócios”, finalizou Luana.