Por: diario | 20/09/2019

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto e o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva cumprem agenda nesta sexta-feira no Alto Vale. A comitiva ministerial, também acompanhada pelo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Rogério Peninha Mendonça, chega a Ibirama às 11h, onde participa da inauguração da Ponte Osvaldo Tadeu Beltramini, no Centro. Na sequência, Canuto se reúne com os 28 prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) para um almoço. Depois, a agenda segue na Câmara de Vereadores de José Boiteux para um encontro com lideranças indígenas e assinatura do repasse de R$ 21 milhões para obras da Barragem Norte.

Uma das lideranças indígenas que participará da reunião com a comitiva ministerial é o assessor do Cacique Presidente, Brasílio Priprá que entende como importante a visita do ministro à José Boiteux. “Esses R$ 21 milhões não resolve o problema da barragem, muito menos da comunidade indígena, mas com certeza é um passo importante. Vamos aproveitar a oportunidade para apresentar também algumas demandas da comunidade indígena”.

Os recursos devem ser aplicados na conclusão do canal extravasor e reforma do comando hidráulico e das estruturas físicas da barragem. Algumas dessas obras estão pendentes desde a inauguração da Barragem Norte no início da década de 1990. A estrutura de José Boiteux é a maior das três barragens construídas no Alto Vale para conter as cheias.

Em Ibirama, em virtude da solenidade de entrega oficial da Ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini, o trânsito na ponte será impedido entre 10h30min e 12h. Os motoristas que precisarem acessar à rua Tiradentes devem utilizar a ponte Laerte Rossini, que liga os bairros Bela Vista e Ponto Chic. A medida é necessária devido ao esquema de segurança do ministro da República e do governador.

Aberta à comunidade no domingo (15), a ponte de Ibirama faz parte de um novo sistema de circulação viária na área central do município. “Mesmo que já esteja em uso, este ato de entrega oficial servirá para comemorarmos esta conquista e também agradecer ao deputado Peninha e ao ministro Canuto que foram pessoas importantes para liberação desses recursos”, destacou o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo.

A prefeitura de Ibirama, informa que, em caso de mau tempo, a solenidade será realizada no Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti, e o trânsito de veículos na nova ponte estará liberado.