Por: diario | 21/06/2019

O prefeito de Lontras, Marcionei Hillesheim, falou sobre alguns projetos que estão sendo realizados no município. Dentre eles, deu destaque à pavimentação de várias e ruas e investimentos na educação.

De acordo com ele, estão sendo pavimentadas cinco ruas em parceria com a comunidade, são elas: Paulo Galiza, Ervino Liermann, Cassimiro Pawlack, João Baasch e Erich Millnitz. “Nós estamos pavimentando duas ruas no momento, em parceria com a comunidade. A gente cede o maquinário e o material e os moradores pagam a mão de obra. Nós estamos pavimentando duas ruas no momento e já temos mais duas para serem concluídas este ano”.

Ele completou dizendo que esta parceria tem diminuído o custo em cerca de 40%. “Isto tem diminuído muito o custo da pavimentação porque o município não precisa licitar uma obra dessa. Com nosso próprio maquinário e pedras que temos aqui, a gente consegue diminuir em até 40% do valor que seria se fosse para ser licitado”.

Além destas, há a rua Artur Hermman, no bairro Primavera, que está sendo pavimentada através de uma emenda parlamentar do deputado Rogério Mendonça, o Peninha. “Era de R$ 351 mil, foi licitado e ficou em R$ 286 mil e nesta está sendo feito calçamento. Iremos pavimentar 248,98 metros de cumprimento por 12 metros de largura incluindo a calçada”, disse o prefeito.

Marcionei adiantou que o Município está com outros projetos, onde serão pavimentadas mais quatro ruas. “Temos projetos principalmente com o Avançar Cidades, que já temos inclusive aprovado pela Caixa Econômica Federal e agora esperamos a liberação dos recursos do Governo Federal. Quando isso acontecer serão pavimentadas mais quatro ruas com asfalto, cerca de 3.300 metros de comprimento. São as ruas Ribeirão do Salto, Concórdia, Geraldo Wolf e Afonso Rauh”, disse.

Além de pavimentações, outras obras importantes também estão sendo feitas, como é o caso da escola modelo, que deve ser inaugurada em julho. “Estamos nos programando para o dia 24 de julho, véspera de feriado do Dia do Colono, inaugurar a escola modelo de 12 salas, uma obra do Governo Federal que já etá 96% concluída. Queremos nesta data inaugurar também o posto de saúde e o Cras que também serão entregues em breve”, disse.
Na educação, o prefeito também ressaltou algumas melhorias que estão sendo realizadas, como a reforma da Escola Municipal Professora Laura Samulewski, no bairro Concórdia, a pintura da Escola Municipal Julio Wolf, no Riachuelo e uma creche que ficará onde hoje os alunos da escola modelo estão estudando. Marcionei disse também que posteriormente a intenção é de implantar aulas de costura e de artesanato para a população.

Elisiane Maciel