Por: diario | 29/06/2019

A licitação para a revitalização da Estrada Blumenau em Rio do Sul, já tem data para acontecer. Foi assinado nesta quinta-feira (27) a autorização para abertura do processo público, que será realizada no dia 29 de julho, às 8h na Prefeitura. A revitalização inicial será de cerca de dois quilômetros, entre os bairros Santana e Taboão.

De acordo com o secretário de infraestrutura, Aldonir Xavier, esta era uma reivindicação antiga das associações de bairros. “É uma obra muito aguardada, de muitos anos de luta, principalmente das associações de moradores das comunidades dos bairros Taboão, Bremer e Bela Aliança”.
Segundo ele, houve um crescimento considerável na população desses bairros, e automaticamente, um aumento na quantidade de veículos. “A região teve um adensamento muito grande da população nos últimos anos naquela região e com isso aumentou o tráfego, principalmente entre o Taboão e o bairro Bremer, onde será revitalizado esse primeiro trecho, e onde tem a sinaleira no bairro Taboão, onde o trânsito fica mais intenso. Nesse local será feito uma rotatória onde vai facilitar a circulação dos veículos”.

Aldonir finalizou dizendo que além da população, as empresas que estão instaladas nos bairros também serão beneficiadas. “Além da Estrada Blumenau será também construído uma ponte ligando o bairro Bela Aliança ao Navegantes, dando acesso Leste do município para atender toda aquela demanda da região”.

Além da recuperação deste trecho inicial de 2,3 mil metros, com duplicação de vias e calçadas, a obra prevê a recuperação de toda a ciclovia da Estrada Blumenau, partindo do bairro Santana, passando pelos bairros Bremer e Bela Aliança, até a divisa com o município de Lontras. O valor estimado do projeto é de R$ 8,3 milhões, financiados pela prefeitura através do BRDE. “Adiantamos todo o projeto e discutimos com a comunidade vários pontos importantes da obra desde 2017. Por se tratar de uma obra importante e necessária, estivemos muito envolvidos com o andamento do projeto e também as alternativas de financiamento. Torço para que a licitação seja um sucesso e possamos dar a ordem de serviço para início da obra o quanto antes”, disse o prefeito de Rio do Sul, José Thomé.

Histórico das reivindicações

As associações de moradores dos bairros Bela Aliança, Bremer, Rainha, Navegantes, Barra do Taboão e Taboão, têm feito ao longo dos últimos anos, diversas ações reivindicando a revitalização da Estrada Blumenau. Atividades como um abaixo-assinado, panfletagem, participação em audiências públicas e entrega de ofícios do pedido, foram feitos nas mais diversas esferas do governo.

No ano de 2016, além de uma carreata, foram feitos novos encaminhamentos dos ofícios à todas as esferas do governo, solicitando principalmente a alocação de recurso no orçamento do próximo ano e foi entregue aos representantes e ao prefeito, um ofício solicitando o projeto da revitalização num prazo de 120 dias e a referida alocação de recurso no orçamento municipal, o que não foi atendido à época.

As associações contemplam uma área com aproximadamente 15 mil moradores e têm um fluxo diário aproximado de 20 mil veículos. Esse montante de moradores e fluxo de veículos é maior do que muitas cidades do Alto Vale do Itajaí.

Elisiane Maciel