Por: diario | 28/03/2017

O município de Imbuia teve uma renovação surpreendente na Câmara de Vereadores, a nova legislatura, para o exercício 2017/2020, não conta com vereadores reeleitos, segundo os dados apurados pela reportagem, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina e confrontados com os eleitos no mandato passado.

Nas urnas a renovação foi de 100%, mas na prática é um pouco diferente, isso porque, o vereador Santelmo Zimmermann (PMDB) foi convidado a assumir a Secretaria de Obras, enquanto ele ocupar o cargo, o suplente Leonir Pedro Braun, o Xuxu, que estava na Câmara no mandato anterior, assumiu a vaga no Legislativo.

A renovação é encabeçada por vereadores do PMDB que formam a maior bancada, com seis cadeiras, as outras três são ocupadas por vereadores do PR, PSDB e PSB. Neste primeiro ano, marcado pela renovação, a Câmara é comandada por uma mulher, Ana Maria de Andrade Kreusch, é quem preside os trabalhos, uma experiência que segundo ela, tem sido desafiadora. “Esse desafio é bastante grande por ser a minha primeira experiência e a gente tem buscado se inteirar de todas as situações, tendo em vista que é uma grande responsabilidade assumir além da função de vereadora, esse ano como presidente da Câmara”, comentou.

A base governista é a maioria na Câmara, o que garante mais tranquilidade para a administração do prefeito João Schwambach, no encaminhamento e aprovação de projetos de interesse do Poder Executivo. Mesmo com uma bancada maior, Ana Maria comenta que a relação com a oposição tem sido positiva. “Temos tido um trânsito muito legal, muito bacana com todos os outros três, de outras legendas, e isso faz com que fortaleça o nosso trabalho no dia a dia da Câmara municipal”, afirmou.

Nesse início de atividades os vereadores têm focado em projetos que envolvem questões de urbanismo do município, questões sociais e a educação. “São pontos extremamente importantes para o desenvolvimento do nosso município”, reforçou a presidente da Câmara, que também é professora.

Entre a organização interna da Câmara, medidas de contenção de despesas também fazem parte da nova composição do Legislativo de Imbuia. Diante do cenário econômico difícil que muitos municípios enfrentam. Com sede própria, a presidente da casa comenta que cortou investimentos que possam envolver valores altos, justamente para ajudar a Administração nesse momento de escassez de recursos. “A economia é extremamente importante para gerar só os custos necessários e que se consiga subsídios, então a gente tem procurado manter o que temos, sem fazer maiores investimentos para conter despesas”, acrescentou.

Albanir Júnior