Por: diario | 14/01/2019

Está acontecendo em Las Vegas (Nevada, EUA) a Consumer Electronics Show (CES), feira que reúne as grandes empresas de tecnologia do mundo, reconhecida como uma das mais importantes vitrines do setor de consumo moderno. Entre os dias 8 e 11 de janeiro, os visitantes da CES 2019 ficarão por dentro de novidades que vão desde dispositivos móveis até veículos e robôs futurísticos. Milhares de aparelhos etrônicos estão dando um show de tecnologia e surpreendendo até os mais conectados.

Entre as tendências deste e dos próximos anos estão carros que escalam. O modelo mais comentado foi da Hyundai, que pode adaptar-se a terrenos sinuosos e até subir escadas. A marca ressalta a utilidade que o veículo pode ter em situações de emergência. Entre as motocicletas, a sensação é a LiveWire, modelo que representa o futuro da Harley Davidson. É a primeira de um novo portfólio da marca, movida a propulsão elétrica de alto desempenho, com design surpreendente e conectividade celular para o motociclista. Os fãs da Harley podem contar com uma nova experiência em aceleração, manuseio ágil, materiais e acabamentos, além de um conjunto completo de suporte e interfaces eletrônicas para uma perfeita conexão.

Já no mundo dos smartphones, a chinesa Royole será a primeira a comercializar um dispositivo com o formato de tablet que pode ser dobrado e transformar-se num smartphone com duas frentes, o FlexPai. Os preço deste smartphone dobrável está na casa dos US $ 1.318. A LG, Huawei e Xiaomi também devem explorar este mercado no próximo ano. A Samsung não apresentou novidades em relação ao modelo similar, o Infinity Flex Display, mas prometeu que logo no primeiro semestre de 2019 vai introduzir smartphones com tecnologia de quinta geração (5G) no mercado. A LG também confirmou o lançamento destes modelos até o final do ano.

Entre os muitos robôs, um que chamou atenção foi BreadBot, capaz de fazer mais de 200 pães por dia, inclusive a tão famosa baguete francesa. A máquina tem o tamanho de um carro e tem total autonomia: mistura a massa, amassa, modela e assa cerca de uma dúzia de pães por hora, segundo sua fabricante, a norte-americana Wilkinson Baking Company. A empresa afirma que está em negociação com as grandes redes de supermercados dos Estados Unidos e pretende que o robô seja utilizado pelo exército do país, para oferecer pães frescos até nos porta-aviões.

Vale destacar algumas inovações eletrônicas incríveis como a TV que se enrola como uma persiana (só que de cima para baixo) e cabe dentro de uma caixa quando não está sendo utilizada. O modelo é da LG, que promete lançar o aparelho de OLED 4K ainda neste ano, mas ainda não divulgou o preço. Entre as novidades surpreendentes da CES 2019 estão também a HomeBrew, uma máquina de cerveja em cápsula da LG, com opções de malte, lúpulo e condimentos para determinar o sabor da bebida; a Ovis Suitcase, da ForwardX, uma mala de viagem que segue o seu dono; e até um dispenser de ração com reconhecimento facial, que só abre para seu pet de estimação.